Cotia cai 11 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios avaliou 410 municípios com mais de 80 mil habitantes, o que representa 59,96% da população brasileira, em 65 indicadores agrupados em 13 pilares e três dimensões (instituições, sociedade e economia).

Cotia caiu 11 posições no ranking e ocupa, hoje, o 132º lugar da lista. Desafios do município são saneamento, telecomunicações, funcionamento da máquina pública, capital humano, acesso à saúde e qualidade na educação. Em contrapartida, os potenciais são inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, qualidade da saúde, meio ambiente, segurança, sustentabilidade fiscal e acesso à educação.

O estudo apontou Barueri como o terceiro mais competitivo do país. Santana de Parnaíba também merece destaque entre as cidades da região: nono lugar na lista geral. Já Carapicuíba ocupa a 228ª posição e, na lanterninha da região, está Embu das Artes em 273º lugar.

MUNICÍPIOS POSIÇÃO GERAL NOTA
BARUERI 64.3
SANTANA DE PARNAÍBA 61.16
OSASCO 36º 57.43
COTIA 132º 53.23
JANDIRA 184º 51.3
ITAPEVI 200º 50.39
CARAPICUÍBA 228º 49.21
EMBU DAS ARTES 273º 46.75

 

Elaborado e divulgado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall, o Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta importante para auxiliar líderes públicos brasileiros na melhoria da gestão das cidades. Como resultado de uma reflexão sobre os aspectos cruciais para avaliar a competitividade municipal no Brasil, é a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorSetram intensifica fiscalização para coibir transporte escolar irregular em Cotia
Próximo artigoFestival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp começa