Até a manhã desta segunda-feira (05/07), Cotia havia aplicado 111.371 doses de vacina, sendo 86.924 de primeira dose, 22.819 de segunda doses e 1.568 de dose única contra a Covid-19. A cidade, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, tem vacinado em média 1.500 pessoas por dia e já teria atingido 70% de cobertura vacinal (1ª dose) de pessoas da faixa etária de 40 anos acima.

No entanto, muitos munícipes têm reclamado da dificuldade em conseguir agendamento. “Estou há mais de uma semana, tentando agendar a vacinação em Cotia, mas o sistema não funciona e, quando abre, nunca há vagas. Como que uma cidade desse tamanho não tem um sistema que suporte a demanda?”, questionou Cristina Martins em carta endereçada à nossa redação.

Outro leitor, José Roberto de Magalhães, também relatou a mesma situação. “Todos os meios de agendamentos para a vacinação contra covid19 nesta cidade não funcionam. Os telefones fazem o cidadão perder mais de meia hora numa fila virtual para depois quando chegar a sua vez a ligação cair sem que qualquer informação seja passada. Um absurdo! Para quem é privilegiado como eu e tem internet, também não conseguirá. O sistema é falho e não está funcionando. São centenas de cidadãos passando por uma vergonha nessa tentativa em vão de se cadastrar para que possam ser vacinados. O povo tem o direito de ter acesso a vacina, ou ao menos que sejam bem tratados e informados do que está havendo. Ninguém tem que ficar ligando até que seja atendido”, indigna-se.

Ele chegou, inclusive, a criar uma campanha no Facebook para “denunciar esse descaso para tentar ajudar essas pessoas que carecem de informação”, como descreve. O anúncio chamado Cotia em desespero! Não tem agendamento! já tem mais de 20 compartilhamentos e 114 comentários, todos de moradores pontuando a mesma dificuldade. “O maior problema em relação aos agendamentos é a mecânica arcaica do sistema, a forma como tratam mal os cidadãos cotianos, que tem de perder ao menos 30 minutos diários de suas vidas (houve relatos de 1 semana de tentativas) para ‘continuar tentando’, como insiste em dizer o Prefeito da cidade. Ao final das ligações não existe nenhuma informação ou justificativa, apenas ‘batem’ o telefone na sua cara. Seria muito fácil ‘melhorar’ esse sistema para poupar esse constrangimento: humaniza-lo”, sugere José Roberto.

Entramos em contato com a Prefeitura de Cotia que, em comunicado, explicou: “com a redução da faixa etária atendida pela vacinação contra a Covid19 para 40 anos acima, o número de acessos simultâneos ao site da Prefeitura e à plataforma de agendamento teve um grande aumento. Esta situação causou lentidão no sistema. No entanto, as equipes responsáveis já criaram uma plataforma de agendamento que dá mais funcionalidade ao sistema. O volume de entrada telefônicas na central de agendamento também teve um grande aumento”.

Dados apontam uma média de 50 mil acessos em um intervalo de 24 horas, sempre que novos horários são disponibilizados para agendamento. E, como pontuou a Prefeitura, eles são liberados à medida que a cidade recebe mais doses do Governo do Estado e conforme a capacidade de atendimento nos polos de vacinação. “O sistema bloqueia o agendamento sempre que os horários se esgotam”, informou. “Quem que não conseguir agendamento para determinada data, deve continuar tentando”, completou.

A Secretaria de Saúde também mencionou a perda técnica de doses que gira em torno de 5% do total de doses disponibilizadas, margem considerada em campanhas de vacinação de acordo com eles.

 

Serviço
A plataforma de agendamento pode ser acessada clicando aqui ou pela central telefônica (4614-1105, 4616-0378, 4616-5203 e 4614-5176, das 9h às 16h, em dias úteis).

 

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorCotia abre inscrições para o Projeto Música para Todos
Próximo artigoImobiliária Cotia: transação segura no mercado imobiliário regional