Cotia recebe projeto cultural “Curtas de Animação”

“Curtas de Animação” leva a arte de fazer desenho animado para alunos da rede pública.

Com mais de 40 anos de atuação e mais de 2500 oficinas no currículo por todo o Brasil e vários países do exterior, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas segue com o projeto cultural “Curtas de Animação” para uma série de atividades em escolas públicas de Campinas, Hortolândia e Cotia durante todo o mês de março.

Serão três oficinas – uma em cada cidade – onde os alunos vão empregar a técnica do desenho animado em papel para produção de um curta-metragem de autoria coletiva. “Curtas de Animação – 2ª edição” é um projeto do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura, apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS e patrocínio da empresa ArcelorMittal Gonvarri nas cidades de Campinas e Hortolândia.

“Em cada escola teremos um grupo de 15 alunos das últimas séries do ensino fundamental, selecionados pelos educadores, que serão responsáveis por todas as etapas da construção do filme, ou seja, do roteiro aos desenhos (que serão feitos nas mesas de luz), passando pela etapa de digitalização e finalização”, explica Mauricio Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. “Nossa maior preocupação nas oficinas, sejam elas para crianças ou adultos, é estimular o encontro da sua identidade gráfica, seu traço próprio, sem modismos, pois é aí que reside a verdadeira característica do artista”, comenta Wilson Lazaretti, que também dirige o Núcleo.

Em Cotia, a oficina será entre os dias 26 e 30 de março, dentro do Projeto Âncora – uma Associação Civil de Desenvolvimento Social por meio de inovação em educação, voltada a crianças e adolescentes de baixa renda de Cotia e região, que oferece atividades educacionais, culturais, artísticas e esportivas na construção de comunidades de aprendizagem.

Depois de finalizados, os filmes serão exibidos em sessão aberta para o público em geral, pais e demais alunos das escolas. Além da exibição dos filmes, o resultado das oficinas e o making-of ficará registrado em DVD. “Essa apresentação final é extremamente importante dentro do projeto. Durante a oficina, os alunos estão envolvidos com os processos, descobrindo as etapas da produção. Portanto é nessa sessão final, ao ver o filme concluído, que eles, de fato, têm a dimensão do trabalho realizado. O impacto de ver seu filme concluído geralmente é cercado de emoção, orgulho e satisfação. Além de ver seu nome nos créditos finais dos filmes, eles vão rever todo o processo, assistindo ao making-of”, finaliza Squarisi.

Artigo anteriorAs 3 doenças que mais afetam as mulheres
Próximo artigoOnodera Estética inaugura unidade na Granja Viana