Em quase 30 anos, deslizamentos causaram 32 mortes

Entre os municípios que mais registraram óbitos por deslizamento de terra, está Itapevi, com 13 mortes, seguido Santana de Parnaíba, com sete mortes e Osasco, com seis mortes

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), nos últimos 29 anos 32 pessoas morreram por causa de deslizamentos de terra nas cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste).

“Esta pesquisa é realizada desde o ano de 1988, quando contávamos apenas com os jornais impressos para apurar essas ocorrências. Hoje, utilizamos a internet como ferramenta para averiguar as informações na mídias e órgãos públicos, como os sites da Defesa Civil. Com essa riqueza de dados foi possível o Ministério das Cidades utilizar nossa tabela para direcionar verba federal para minimizar áreas de risco”, declara Eduardo Soares de Macedo, geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Entre os municípios que mais registraram óbitos por deslizamento de terra, está Itapevi, com 13 mortes, seguido Santana de Parnaíba, com sete mortes e Osasco, com seis mortes.

As cidades de Cotia e Jandira tiveram duas mortes, cada, por deslizamentos de terra e Carapicuíba e Barueri contabilizaram um óbito, cada.

Segundo a pesquisa, Pirapora do Bom Jesus nunca registro mortes por deslizamentos de terra.

Artigo anteriorEstudo clínico procura pessoas que já tiveram AVC
Próximo artigoThe Square Carnaval realiza Carnaval das Crianças