Neste Sábado (04/10), Dia de São Francisco e Dia Nacional de Adotar, a Prefeitura de Cotia vai realizar mais uma Feirinha de Adoção de animais na Praça do Sabiá, das 9 às 13h – Rua Pinhal, 62. Doguinhos como Zenaide, Wilsinho, Guará, Kid, Carol e João, aguardam por um tutor amigo e cuidadoso.
A atual gestão do executivo tem apoiado a posse responsável por meio de Feirinhas de Adoção realizadas nos bairros, além do Jardim Sabiá, também na Granja Viana e Caucaia do Alto. Em 9 meses de governo foram 18 feirinhas, cerca de duas por mês! Os locais das feiras sempre são divulgados pelo site da Prefeitura de Cotia e também nas mídias locais. Com a iniciativa, 22 animais – entre cães, gatos e até um cavalo encontraram tutores responsáveis que se comprometeram a cuidar dos animais com o carinho que eles merecem.
O Brasil tem mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados de acordo com dados do relatório do Índice de Abandono Animal do Brasil, da Mars Petcare. Destes, 20,2 milhões vivem em abrigos. Os dados chamam a atenção para o problema e justificam a celebração de datas como o como o Dia Nacional de Adotar um Animal, não por acaso, no Dia de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.
De acordo com Ricardo Cabrera, Coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental de Cotia, esses animais foram resgatados em situações diversas, como apreensões, cumprimento de determinações judiciais e investigações relacionadas a suspeitas de zoonoses. “As ações de resgate e encaminhamento contam com o apoio de uma empresa terceirizada, contratada pela Secretaria de Saúde, que é acionada exclusivamente em casos especiais, garantindo que a intervenção ocorra com o devido cuidado e em conformidade com as normas sanitárias e legais.”.
A Prefeitura destaca que o compromisso com a causa animal é uma responsabilidade compartilhada. Os tutores têm o dever de garantir aos seus animais de estimação condições adequadas de alimentação, higiene, abrigo e cuidados veterinários. O abandono e os maus-tratos a animais são considerados crimes ambientais e estão sujeitos a punições previstas em lei.
“Nosso objetivo é promover a conscientização sobre a guarda responsável e atuar com firmeza nos casos em que os direitos dos animais são violados”, explica Cabrera. “A adoção dos 22 animais neste ano é um reflexo do trabalho contínuo de proteção, mas também um alerta para a sociedade: cuidar bem dos seus animais é mais do que um ato de amor, é uma obrigação legal.”
A população pode colaborar denunciando casos de maus-tratos ou abandono aos canais oficiais da Prefeitura pelo e-mail: vigilancia.zoonoses@cotia.sp.gov.br
São Francisco, o santo protetor dos animais
São Francisco de Assis é considerado o santo protetor dos animais por causa de sua profunda conexão espiritual com toda a criação. Ele via os animais, as plantas, o sol e até o vento como irmãos, filhos do mesmo Deus — uma visão radical e poética para sua época.
Há relatos de que ele pregava para os pássaros, amansou um lobo selvagem e pedia que os frades deixassem espaço para ervas daninhas nas hortas, pois “todos têm direito à vida”. Após renunciar à riqueza, dedicou-se aos pobres, aos doentes e aos animais, vivendo em harmonia com o meio ambiente. No dia 4 de outubro, dia de São Francisco, muitas igrejas realizam a tradicional bênção dos animais, celebrando esse legado de amor e respeito pela criação.
Por Mônica Krausz











