Dia do Brigadeiro: Harald ensina três receitas criativas e deliciosas para comemorar a data

Prático e versátil, o brigadeiro é uma paixão nacional que agrada a todos

Tanto que o doce queridinho dos brasileiros ganhou uma data para chamar de sua, dia 10 de setembro! E para celebrar essa data em grande estilo, a Harald, líder em coberturas para o mercado especializado, apresenta três receitas diferentes para todos se deliciarem: Brigadeiro Bombom, Brigadeiro Real e Brigadeiro de Colher Cremoso!

Confira abaixo:

Brigadeiro Real

Tempo de preparo: 1hora30min | Rendimento: 70 unidades

Ingredientes

Conserva
70 pimentas-biquinho frescas, lavadas e secas (100 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado (240 g)

Brigadeiro
1 lata de leite condensado (395 g)
2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
200 g de Chocolate Meio Amargo Melken picado

Plaquinhas
350 g de Chocolate Meio Amargo Melken temperado
350 g de Chocolate Branco Melken temperado

Decoração
150 g de Granulé de Chocolate ao Leite Melken

Material
Molde para chocolate quadrado (3,5 cm x 3,5 cm)

Técnicas da receita

Modo de Preparo

Conserva
Em uma panela alta coloque o açúcar e 1 ½ xícara (chá) de água. Misture bem até dissolver o açúcar completamente. Junte as pimentas e cozinhe em fogo baixo até que fiquem translúcidas, e a calda, levemente grossa. Retire do fogo, deixe esfriar e escorra.

Brigadeiro
Misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate meio amargo e cozinhe em fogo médio/baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos ou até que a mistura desgrude do fundo da panela. Transfira o brigadeiro para um prato ligeiramente untado com manteiga e deixe esfriar.

Plaquinhas
No molde para chocolate, despeje cuidadosamente uma parte de chocolate meio amargo temperado, preenchendo apenas metade da cavidade. Complete a outra metade com chocolate branco temperado. Dê algumas batidinhas no molde para mesclar os chocolates e retirar as bolhas de ar. Leve à geladeira por cerca de 20 minutos ou até que o molde esteja opaco. Desenforme as plaquinhas.

Montagem
Unte as mãos com um pouco de manteiga e abra uma porção de brigadeiro em uma das palmas. Disponha uma pimenta no centro do brigadeiro e feche-o de modo a envolver toda a pimenta. Passe o brigadeiro recheado no granulè e pingue uma gotinha do chocolate temperado na plaquinha para colar o brigadeiro.

Dica
A pimenta-biquinho é um tipo de pimenta aromática e doce. Ela é encontrada fresca em feiras livres, hortifrutis ou mercados municipais.

Brigadeiro de Colher Cremoso

Tempo de preparo: 30min | Rendimento: 12 porções (800g de brigadeiro)

Ingredientes

Brigadeiro
1 lata de leite condensado (395 g)
2 caixinhas de creme de leite UHT (400 g)
2 xícaras (chá) de Chocolate Meio Amargo Melken (200 g)

Acompanhamento
100 g de Cereal Ball Micro sabor Chocolate ao Leite e Branco Top
100 g de Granulado Macio sabor Chocolate Confeiteiro
100 g de Granulé ao Leite Melken

Modo de Preparo

Em uma panela média, leve ao fogo baixo o leite condensado, o creme de leite e o Melken Meio Amargo, mexendo sempre por cerca de 15 minutos ou até o brigadeiro começar a soltar das bordas da panela (consistente, mas bem cremoso).
Passe para uma panela de cobre ou tigela para servir. Acompanhe com confeitos variados para que cada convidado faça sua combinação de sabores.

Dica
Acompanhe também com morangos frescos, picados pouco antes de servir.

Brigadeiro Bombom

Tempo de preparo: 2 horas | Rendimento: cerca de 30 brigadeiros

Ingredientes

Brigadeiro
1 lata de leite condensado
100 g de Chocolate Meio Amargo Melken picado
1 caixinha de creme de leite UHT (200 g)
1 colher (sopa) de glucose

Recheio
150 g de Chocolate Meio Amargo Melken picado
½ caixinha de creme de leite UHT (100 g)
4 colheres (sopa) de vinho do Porto

Casquinhas
150 g de Cobertura Fracionada ao Leite Top derretida

Cobertura
150 g de Granulé de Chocolate ao Leite Melken

Material
Molde de silicone (BWB cód. 9436)
Manga de confeitar

Técnicas da Receita

Modo de Preparo

Brigadeiro
Misture bem todos os ingredientes em uma panela média de fundo grosso. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 20 minutos ou até começar a soltar do fundo da panela. Passe a massa para um refratário untado e deixe em geladeira por 1 hora.

Recheio
Derreta o chocolate junto com o creme de leite no micro-ondas (potência média) de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos até obter um creme homogêneo. Em seguida, adicione o vinho do Porto e mexa novamente, até formar um creme mais líquido. Deixe esfriar.

Casquinhas
Despeje o Top derretido nas cavidades do molde de silicone até atingir a marca indicada e dê leves batidinhas no molde para retirar as bolhas. Encaixe as outras duas partes do molde por cima e leve à geladeira com a cavidade para baixo por cerca de 20 minutos, ou até os moldes ficarem opacos. Desenforme.
Para a montagem das esferas, aqueça o fundo de uma panela grossa por cerca de 30 segundos. Vire a panela ao contrário e utilize seu fundo para derreter rapidamente as bordas das duas metades da esfera. Junte a parte lisa da esfera com a parte marcada e faça um furo com o auxílio de um bico de confeitar ou palito de churrasco.

Montagem
Coloque o recheio em uma manga de confeitar e faça um furo pequeno. Recheie as esferas até a borda e feche com um pouco de Top para não vazar o recheio. Faça bolinhas de brigadeiro com cerca de 15 g e abra-as na palma da mão. Encaixe as esferas no meio e enrole com cuidado para que não se quebrem. Passe os brigadeiros no granulé e coloque-os em forminhas para servir.

Dica
Se preferir, substitua o vinho do Porto por conhaque ou rum.
Artigo anterior‘O homem ao lado’ será o tema do Bate-papo de Cinema de sábado
Próximo artigoCarapicuíba realiza Campeonato de Basquete 3×3 no Parque do Planalto