Dicas para aprender matemática de forma mais fácil

Revisar o conteúdo e saber interpretar textos ajudam na resolução de problemas

É fato que existe um gargalo no aprendizado de Matemática no Brasil. Pesquisa mostra que apenas 7,3% dos estudantes que concluem o Ensino Médio apresentam resultados satisfatórios na assimilação da disciplina. Pensando em ajudar quem tem dificuldade com a matéria, o professor de Matemática do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Thomas Carvalho, preparou algumas dicas para aprender a matéria de forma mais fácil. Confira:

Revise a teoria

Antes de resolver os problemas na prática, é importante entender a teoria. Depois de assistir às videoaulas, estude o conteúdo para não ficar confuso com as relações apresentadas. Outra dica importante é montar uma ficha com a síntese do conteúdo.

Pratique, pratique, pratique

A melhor forma de aprender é colocar a teoria em prática. É na hora de resolver os exercícios que se consegue mensurar o conhecimento e acertar os erros cometidos. O erro faz o estudante memorizar e compreender o conteúdo com mais facilidade. Sempre que não conseguir resolver um exercício, busque exercícios resolvidos similares a ele.

Renomeie as variáveis

As variáveis matemáticas geralmente são representadas por letras já estabelecidas. As letras a, b e c aparecem em diversas relações matemáticas, e é muito comum chamar os elementos de uma situação problema por A, B ou C, o que pode gerar confusões. Se preferir, renomeie as variáveis de maneira que façam mais sentido para você.

Faça resumos

Novamente, crie resumos do seu jeito, com a sua linguagem, da forma que você vai entender. Experimente desenhar ícones, utilizar canetas coloridas, escrever com letra de forma e a mão. Descubra qual é o caderno ideal para estudar matemática: sem linhas, com linhas ou quadriculado.

Compartilhe sua experiência

Converse com alguém que também acha a Matemática uma disciplina desafiadora e tenha enfrentado problemas semelhantes aos seus. Essa troca de experiências vai ajudá-lo a encontrar as soluções para os problemas pelos quais você está passando e vai dar ritmo e incentivo aos seus estudos.

Dê um passo atrás para avançar

Reveja conteúdos anteriores. Às vezes, o que o impede de avançar é uma dúvida que, porventura, seja anterior ao conteúdo que está trabalhando agora. Por exemplo, questões com logaritmos precisam de um domínio muito bom de exponenciais. Atividades de porcentagem exigem conhecimento de frações e da operação de divisão.

Teste seu conhecimento

Para avançar nos estudos, é importante ter consciência do seu nível de conhecimento. Teste seu aprendizado para que você avance no conteúdo com mais segurança e menos dificuldades ao longo do percurso. É fundamental não ter vergonha de sanar dúvidas anteriores para poder aprender novos assuntos com mais facilidade. Estude todo dia e verifique quais atividades estão acertando ou não.

Saiba interpretar os textos

Para resolver problemas matemáticos, é imprescindível que se tenha um bom nível de interpretação de textos. Procure compreender o objetivo da questão e organize a melhor forma de resolver o problema. Lembre-se que na Matemática, em grande parte das vezes, conseguimos dividir o problema maior em pequenos pedaços que facilitam sua resolução. Isso vai ajudar a entender os enunciados e, quem sabe, gostar mais de Matemática.