Os móveis de madeira estão presentes na maioria das casas, isso porque, além de trazer elegância para os ambientes, eles também possuem uma resistência maior e duram muitos anos. Mas, para manter a conservação desses itens, é preciso tomar alguns cuidados, como a umidade, a luz solar intensa e até mesmo a poeira, que pode comprometer tanto a funcionalidade quanto a beleza do móvel.
Por isso, existem práticas para serem feitas com frequência, garantindo as boas condições da madeira ao longo do tempo. Por isso, aqui traremos cinco dicas práticas e fáceis de seguir para aprender como prevenir problemas comuns, como manchas e rachaduras, e como devolver a aparência original aos móveis. Tanto para tratar danos causados pelo tempo quanto para evitar problemas futuros, estas dicas ajudarão a prolongar a vida útil dos itens de madeira.
Limpeza diária
A limpeza frequente é o que mais ajuda a prevenir manchas e danos ao móvel. Limpar com um pano macio, como uma flanela, as superfícies de madeira é uma prática que pode ajudar na conservação. Também é importante retirar os objetos que ficam em cima da peça para não deixar marcas de poeira. Se for utilizar algum produto, prefira os que são feitos para usar em madeira, sem álcool e saponáceos.
Evitar água
A água e a umidade podem afetar diretamente os móveis de madeira e proliferar mofo e bolor, que resultam em manchas, inchaço e até mesmo podem descascar a pintura das peças. Para evitar esses problemas, é preciso manter os móveis livres de contato com a água, e isso pode ser feito deixando o móvel longe de paredes e com os pés forrados, e, ao limpar ao redor com água, secar bem as áreas.
Evitar exposição ao sol
O sol pode causar o desbotamento da madeira e até o descolamento precoce das lâminas da peça em caso de exposição intensa e por um longo tempo. Por isso, é necessário observar em qual espaço vai ficar o móvel, se há maior incidência de luz solar frequente, para adequar o lugar, com o uso de itens como cortinas para diminuir o impacto do sol durante o dia.
Usar verniz ou cera para proteger
Usar verniz em móveis de madeira pode ajudar a aumentar a durabilidade do item, mas essa aplicação deve ser feita com cuidados prévios, como lixar o móvel antes de envernizar, com o apoio de uma lixadeira para preparar a superfície. Outros produtos feitos à base de cera e óleo, como o óleo de peroba, específicos para o uso em madeira, também ajudam a hidratar as peças, contribuindo para sua conservação.
Proteja dos cupins
Os cupins se alimentam de madeira e, por serem insetos pequenos, conseguem se infiltrar facilmente nos móveis. Por isso, é preciso combatê-los assim que identificar a presença deles, para que não se espalhem. Isso pode ser feito com o uso de venenos ou a contratação de um serviço de descupinização, para cuidar do problema desde a raiz.