Escultura que representava mulher nordestina é vandalizada em Embu das Artes

A obra Serafina Nordestina, da artista plástica Helaine Malca, foi encontrada quebrada no chão por alguns moradores da região. Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes disse à Circuito que a GCM emitiu um Boletim de Ocorrência, mas que não há, até o momento, nenhuma pista e nem imagens de quem possa ter cometido o delito

Uma escultura, representando a mulher nordestina, que estava exposta na Praça das Artes, em Embu, foi vandalizada na madrugada deste domingo (14). A obra Serafina Nordestina, da artista plástica Helaine Malca, foi encontrada quebrada no chão por alguns moradores da região.
A obra fazia parte da exposição ‘Esculturas na Praça’, que começou em junho e vai até o dia 11 de agosto.

A artista plástica Helaine Malca, fazendo os últimos reparos na obra que foi vandalizada neste final de semana. Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o portal Embu das Artes.Net, a escultura estava próxima da base da Polícia Militar. A informação, de acordo com o site, é que durante a madrugada apenas um policial estava na base. Após ter ouvido o barulho, a PM solicitou apoio da Guarda Civil Metropolitana para checar o vandalismo, mas só foi atendida por volta das 4h.
“Hoje, ao chegar na praça e me deparar com a obra aos cacos no chão, me deixou muito mexida e triste. Toda arte é alma, tempo e um pedacinho do artista”, lamentou uma moradora de Embu, no Facebook.
A Circuito tentou fazer contato com Helaine Malca, autora da obra, mas não teve retorno. Procurada, a Secretaria de Turismo de Embu das Artes disse que um Boletim de Ocorrência foi emitido pela GCM, “mas ainda não há nenhuma pista e nem imagens de quem possa ter cometido o delito”.
Como medida de segurança e preservação das demais esculturas, a pasta informou que determinou a vigilância de 24 horas por dia da praça até o encerramento da exposição que ocorrerá no mês de agosto. A secretaria disse ainda que a obra está sendo restaurada pela artista.
OUTRO CASO
Mas não é a primeira vez que isso acontece em Embu das Artes. Há pouco mais de duas semanas, ainda segundo o Embu das Artes.Net, a obra Tributo aos Orixás, que continha várias miniaturas, foi parcialmente roubada.
Autor da obra, o artista Marcos Roberto a retirou para reparos. A comissão da exposição emitiu uma nota oficial, dizendo que se sentiram ‘violentados com esta agressão’. “Pedimos a todos que dividam conosco e com o policiamento a responsabilidade de cuidar da praça, das esculturas e da limpeza”, manifestou.
As obras estão expostas na Praça das Artes, no Largo 21 de Abril, s/n, no centro de Embu. São mais de 50 obras de 50 artistas de diferentes modalidades e técnicas, trazendo materiais como rocha granítica, mármore, metal, argila, dentre outros.
Por José Rossi Neto
Com informações do Embu das Artes.Net
 

Artigo anteriorEm Cotia, beneficiados do PEAD recebem palestra motivacional
Próximo artigoDepois do Japão, artista indígena de Cotia tem suas obras em exposição na Finlândia