Estelionato, furto e roubo são os principais tipos de crime registrados no 2o DP da Granja Viana (exatamente nesta ordem), sob o comando do delegado Ubiraci de Oliveira.
As famosas ligações que oferecem empréstimos bancários e outros serviços que induzem as pessoas a digitarem comandos no celular ou senhas e com isso, acabam tendo suas contas invadidas ou efetivando transações que não desejaram. “Isso está cheio aqui”, disse o delegado. “Não façam empréstimos pelo celular”, alerta.
Todos os dias surge um tipo de golpe diferente e exigem atenção redobrada como vendedores de objetos em estacionamentos e bandidos que se disfarçam de prestadores de serviços como Sabesp e correios. E claro, os golpes realizados via transações na internet.
O furtos mais comuns são de veículos e de residências com proprietários ausentes ou em obras, que são mais difíceis de identificar. Nesse caso, as câmeras de segurança ajudam na identificação dos criminosos, desde que gerem imagens de boa qualidade e estejam bem posicionadas.
Na sequência estão os roubos praticados principalmente por motoqueiros. “Quando cheguei aqui na Granja (em outubro de 2024), estava uma onda de assalto sobretudo na São Camilo e centrinho e em condomínios, lembrou o delegado.
“Fizemos uma força-tarefa com a Guarda Civil e um chamado de policiamento ostensivo especializado”. Segundo o delegado a ação resultou na identificação dos locais com mais incidências de crimes – a maioria com motos, identificação e prisão dos autores.
Bolsões vulneráveis
A Granja é isso. As pessoas, às vezes, por morarem em condomínio, se distraem. Acham que estão 100% seguros, mas os condomínios, pelo que a gente viu, todos são um pouco vulneráveis. Tem entradas pelo fundo, não são 100% fechados. A maioria é bolsão. E as pessoas não tomam os devidos cuidados.
Um dica que o delegado dá para os moradores de bolsões é ficarem atentos por exemplo, às portas, se estão trancadas e nas câmaras de segurança que muitas vezes tem baixa qualidade, “não identifica dois metros para frente, você não consegue chegar na placa”.
Investigação
Vale lembrar que a função da Policia Civil é investigar os crimes, identificar e prender. A prevenção é função da Polícia Militar e Guarda Civil.
“A nossa função é o quê? Estabelecer a autoria do crime através do inquérito policial. Fazemos todas as oitivas, os pedidos de prisões, os pedidos de perícia técnica e remetemos todo o nosso feito, que é o inquérito, para o Ministério Público e para o juiz apreciar”
E foi nesse trabalho de investigação que o delegado afirma ter identificado, e prendido, uma quadrilha que assaltava condomínios da região.
“Mas o crime não para”. Segundo o policial civil, a região da estrada da Capuava tem sido a mais problemática. “Tenho pedido a intensificação do policiamento ostensivo por lá”, além de outras divisas de município.
[Sonia Marques]