O governador em exercício de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou nesta sexta-feira (16) o Hospital Regional de Cotia, na Grande São Paulo. Acompanhado de autoridades municipais e estaduais, ele percorreu as alas de UTI Adulto, Pediatria e Psiquiatria, além de conhecer a área onde está em estudo a ampliação de leitos.

A unidade de saúde, que atende Cotia, Vargem Grande Paulista, Ibiúna e região, completou 50 anos como referência na rede pública. Com 165 leitos, incluindo 20 de UTI, o hospital realiza atendimentos em diversas especialidades como neonatologia, clínica médica, ortopedia, cirurgia geral e psiquiatria. Em 2023, registrou mais de 12 mil altas hospitalares, 34 mil consultas e mais de 2.600 partos.
Durante a visita, Felicio reforçou o compromisso do governo estadual com a saúde regional. “Este hospital é um reflexo dos nossos esforços para fortalecer o atendimento em todas as regiões do Estado, em parceria com os municípios”, afirmou.
O prefeito de Cotia, Welington Formiga, destacou a importância da visita e apresentou demandas urgentes, como a criação de um centro de oncologia. “O tratamento oncológico é uma luta de mais de 25 anos na cidade. Nossa população merece esse serviço perto de casa”, declarou.
Felicio sinalizou apoio à proposta e determinou que a Secretaria Estadual da Saúde inicie os estudos técnicos para viabilizar o projeto. “Vamos levar essa demanda ao governador Tarcísio de Freitas e trabalhar para que esse serviço se torne realidade em breve”, afirmou. A secretária executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris, também participou da visita e acompanhará os estudos. Outra solicitação apresentada foi a instalação de um hemocentro na unidade, devido ao grande número de emergências vindas da Rodovia Raposo Tavares. O governador também autorizou a análise dessa proposta.
O ambulatório do hospital realiza atendimentos especializados em áreas como oftalmologia, ortopedia, pneumopediatria, cardiologia, nutrição e fonoaudiologia. A equipe de ginecologia acompanha pré-natal de alto risco e mantém um banco de leite humano para recém-nascidos da neonatologia.
A comitiva contou ainda com o vice-prefeito Paulinho Lenha, o secretário de Saúde William Harada, o presidente da Câmara Municipal, Professor Osmar, e vereadores da cidade. O prefeito de Vargem Grande Paulista, Piter Santos também participou da visita ao Hospital.