“Guardião Ambiental Mirim” forma mais uma turma em Cotia

Na última terça-feira (30 de abril), os alunos do 4° ano A, B e C, da E.M Francisca Manoel de Oliveira, localizada no bairro do Portão, completaram o ciclo de formação do Projeto ‘Guardião Ambiental Mirim’. O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação de Cotia, para formar alunos responsáveis e conscientes para com o meio ambiente. A formação contou com a participação de cerca de 82 alunos, que receberam o certificado de conclusão de curso após passarem por uma atividade/oficina prática com plantação de mudas (dois ipês amarelos) e horta (chás e temperos).

A participação dos estudantes é realizada dentro do período de aula, em quatro encontros semanais com duração de 55 minutos. Entre os temas do conteúdo programático estão: recursos naturais, ciclo da água, biodiversidade, biótico e abiótico, reciclagem, descarte correto, bem-estar animal, entre outros. Desta vez, o curso contou com o ‘Cinema Verde’, com a exibição do filme ‘Bee Movie – A história de uma abelha’.

Além do estímulo de cooperação e de estabelecer a educação ambiental como ferramenta de combate à degradação do meio ambiente, o projeto incentiva a integração entre o poder público e a sociedade civil. “A gente acredita que trabalhando esta conscientização com as crianças, sobre a importância da preservação dos recursos naturais, elas vão conseguir passar isso para dentro de casa e amplificar para toda a sociedade”, disse a bióloga e educadora ambiental, Karine Trivelato.

Com a formação, os alunos recebem a missão de serem multiplicadores das informações recebidas durante o curso. “Só assim, através dos educadores ambientais, do corpo docente das escolas e, claro, com a conscientização ambiental de nossas crianças, que são as principais propagadoras de boas ações, podemos alcançar o maior número de pessoas e deixar o mundo melhor”, disse a educadora ambiental, Patrícia Gomes.

Artigo anteriorCotia anotou a criação de 1.791 postos de trabalho no primeiro trimestre
Próximo artigoCotia lança o ‘Projeto Acqua Social’ com aula de natação