Horário de verão inicia no mesmo dia da prova do Enem

O horário de verão normalmente começa em outubro mas foi adiado para 4 de novembro por conta das eleições mas o estudantes não tiveram a mesma sorte. A pedido do Ministério da Educação o Governo chegou a anunciar novo adiamento para 18 de novembro, mas voltou atrás

Governo cancela adiamento e horário de verão inicia no dia prova do Enem, 4 de novembro.

Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições.

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informa que os estudantes que realizarão as provas  deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”. O MEC diz ainda que reforçará a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

Com essa confirmação,  a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

Ajuste do relógio

No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Artigo anteriorAdolescentes atendidos no SUS alimentam-se mal
Próximo artigoEstrela internacional de dança em Barueri