Maio Amarelo: atividades lúdicas ensinam sobre segurança no trânsito em Cotia

O Movimento Maio Amarelo 2024 tem como tema ‘Paz no trânsito começa por você’, e o objetivo é estimular as pessoas a trazerem a paz para todos os ambientes. Em Cotia, a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), em parceria com a Secretaria de Educação, ensina sobre a paz no trânsito, cidadania e segurança a crianças de escolas públicas. Nesta segunda-feira (27/5/24), por exemplo, agentes de trânsito estiveram na EM Francisca Manoel de Oliveira e realizaram palestras e atividades lúdicas para ensinar aos alunos que, desde pequenos, eles devem ser agentes de paz e segurança no trânsito.

Os alunos assistiram vídeos educativos com orientação sobre cidadania, regras no trânsito, importância do uso de itens como cinto de segurança, capacete, respeito à sinalização viária, entre outros. Jogos educativos e até um mini circuito de trânsito também foram usados nas ações educativas realizadas dentro do Movimento Maio Amarelo.

Depois de participarem das atividades teóricas, os alunos receberam uma ‘Habilitação Infantil’ e seguiram para o mini circuito de trânsito. A bordo de bicicletas e usando capacete, os alunos percorreram ‘a via’ sob os olhares atentos dos agentes de trânsito que orientavam sobre o respeito às faixas de pedestre, à sinalização e ao semáforo.

“Em 2017, o prefeito Rogério Franco instituiu o Programa Permanente de Educação para o Trânsito, de lá para cá, milhares de estudantes da rede pública tiveram a oportunidade de receber informações adaptadas à idade sobre segurança no trânsito. Os próprios agentes de trânsito vão até as escolas, passam informações, tiram dúvidas, conversam. As crianças aprendem brincando”, disse Joaquim Brechó, titular da Setram.

Ao longo do mês, a Setram realizou ações de conscientização sobre segurança no trânsito, blitz educativa e, no dia 8 de junho, das 10h às 15h, diversas atividades lúdicas sobre segurança no trânsito, para pessoas de todas as idades, na Praça Joaquim Nunes, no centro de Cotia.

Artigo anteriorCotia entrega alvará e selo ‘autorizado’ aos taxistas regularizados
Próximo artigoForças de segurança iniciam a Operação Impacto em Cotia