A época do chocolate chegou! É o momento em tudo gira em torno dele, inclusive alguns mitos que rondam essa delícia quando o assunto é pele. Há quem o considere somente um vilão, mas alguns especialistas assumem que ele também pode fazer bem para a pele.
A dermatologista Íris Flório é da corrente que afirma que o chocolate não pode ser visto só como um grande vilão, já que há sim grandes vantagens no consumo. O segredo está em degustar com moderação, e claro, saber quais os benefícios e os malefícios que ele pode trazer para ao seu tipo pele.
Descubra agora os 6 mitos e verdade que a especialista elencou para comer a sobremesa sem culpa e sem dores de cabeça.
1 – O chocolate pode causar acne?
Mito. O grande vilão não é o chocolate. Ou seja, seu consumo não é o responsável pelo surgimento de espinhas. O aparecimento do problema está relacionado com a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico. Isso é, ricos em carboidratos de rápida absorção que desencadeiam alterações hormonais surgindo a acne.
2- Chocolate meio amargo é melhor para a pele?
Verdade. Pequenas doses de chocolate meio amargo ou amargo, mais ricos em cacau, podem trazer benefícios a saúde. Além da energia que proporciona, o alimento melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central, possui antioxidantes e ainda promove a sensação de bem-estar, pois libera um hormônio chamado serotonina.
3- Chocolate branco é o pior para a pele?
Verdade. Levando em consideração que ele é pobre em cacau, rico em açúcar e gorduras saturadas, essas altas taxas de calorias podem ser prejudiciais para o corpo.
4- Chocolate pode causar coceira e alergias quando consumido em excesso?
Mito. Não existem estudos estatísticos que comprovem, com certeza, que a relação alergia/chocolate é verdadeira. O que se conhece é que a alergia ao cacau contido no chocolate é bem incomum.
5- O chocolate pode ser considerado um anti-inflamatório para a pele?
Verdade. O chocolate com alta concentração de cacau tem efeitos anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquetárias e melhora da função vascular. Lembrando que há um efeito preventivo, não sendo eficaz na cura de uma patologia já existente.
6- O chocolate pode causar rugas?
Verdade. Quando o chocolate é rico em açúcar e gorduras, ele pode provocar o fenômeno da glicação que é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina. As mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme, que instabiliza a proteína e a faz quebrar. É uma ação tão danosa quanto a dos radicais livres, promovendo a formação de rugas e acarretando em perda de elasticidade. Esse problema tem sido alvo de muitos estudos científicos, já que esses agentes podem ser encontrados nos alimentos, principalmente em dietas muito açucaradas.