O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) realiza a partir da próxima segunda, 12 de janeiro, uma programação variada que combina ciência, meio ambiente e diversão. As atividades ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 16h, e abrangem diferentes temas como astronomia, ecologia e história, oferecendo experiências para todas as idades. A programação segue até 31 de janeiro com entrada gratuita.
A diretora do Parque Cientec, Suzana Ursi, destaca que a programação é voltada para toda a família. “São atividades para todas as idades e que abarcam várias áreas do conhecimento. Uma de nossas prioridades é propiciar momentos de relação com a natureza, o que é tão raro nas grandes metrópoles, como São Paulo.”
Ao chegar no parque o visitante se depara com a Alameda do Sistema Solar, uma instalação ao ar livre que traz uma representação artística e informações científicas sobre o Sol e os planetas que o orbitam. A atividade é autoguiada.
Uma das atrações da programação é a Trilha Educativa, onde os visitantes podem explorar o ecossistema da Mata Atlântica, observando espécies nativas da flora e da fauna. Em Solos o objetivo é ensinar sobre a formação e as características do solo, com experimentos e curiosidades, reforçando sua importância para a vida no planeta.
Entre as experiências mais curiosas está o Passeio das Abelhas, que apresenta as abelhas nativas do Brasil e suas peculiaridades. “Nossas abelhas não possuem ferrão, então é um passeio seguro que destaca a relevância da polinização e da conservação ambiental”, explica Suzana. O percurso também inclui visitas ao meliponário e à exposição Flores e Polinizadores.
No Laboratório de Microscopia o visitante pode conhecer o mundo das células e ver, por exemplo, como é uma gota de água, o interior de uma folha, além de perceber as particularidades de organismos pequeninos como a pulga. Já no Espaço Geofísica você descobre porque a Terra é um planeta vivo. É possível conhecer a estrutura interna do planeta, terremotos, vulcões, descobrir como os continentes se deslocam e outras histórias.

O Passeio Histórico é uma viagem pelo passado do parque, destacando sua contribuição à meteorologia e astronomia na cidade de São Paulo. Entre as atividades estão visitas a prédios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e à centenária luneta Zeiss.

As atividades da programação de férias podem ser aproveitadas por todas as idades. Foto – USP Imagens
O Planetário é outro destaque, com projeções imersivas de alta qualidade que simulam o céu noturno, oferece uma experiência sensorial única com imagens de astros, estrelas e constelações em uma relação de diálogo com a cultura humana, como a mitologia grega e a cultura indígena. A atração recebeu em 2025 um novo sistema de projeção de última geração que oferece visualização mais nítida e som de alta qualidade.
Para quem se interessa por física, a atividade Física no Cotidiano utiliza equipamentos interativos localizados no Jardim da Física, como o giroscópio humano e a gangorra solidária, permitindo ao público aprender enquanto brinca. Na exposição Biomas do Brasil, os visitantes exploram os seis biomas brasileiros através de mosaicos, painéis explicativos e recursos de realidade aumentada.
Este ano a novidade é a exposição Luz e Vida, criada pelo Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, do Instituto de Biociências (IB) em parceria com o Centro de Pesquisa de Óptica e Fotônica, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Concebida para ser uma exposição itinerante, seu eixo temático é a luz e a sua importância para a vida na Terra. Interdisciplinar, foi pensada para apresentar diversos conteúdos, como a Física e a Biologia, contextualizados com os temas do cotidiano para facilitar a compreensão dos conceitos.
Serviço:
O Parque de Ciência e Tecnologia da USP realiza a programação de férias de 12 a 31 de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 16h. O endereço é Avenida Miguel Estefano, 4.200, Água Funda, em São Paulo, em frente ao Zoológico. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Para participar das atividades, recomenda-se o uso de roupas leves, calçado fechado, protetor solar e que levem garrafa d’água. O local não comercializa bebidas e alimentos, mas conta com área para piquenique.
Texto | Elcio Silva – Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Publicado originalmente em Jornal da USP.













