Poupatempo oferece habilitação e documento do veículo em tempo médio de 2 horas

No aplicativo os cidadãos terão à disposição as versões digitais dos documentos obrigatórios

A partir desta segunda-feira (16/12), quem for aos postos do Poupatempo ou do Detran.SP para solicitar a segunda via ou fazer a renovação da Carteira de Habilitação (CNH) e também emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV), terá tudo na palma da mão, no tempo médio de duas horas, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem a necessidade de aguardar na unidade.

A tecnologia está sendo usada para desburocratizar processos e proporcionar mais comodidade para o cidadão. Ao realizar os serviços pela plataforma digital, desenvolvida pela Serpro, o motorista tem a vantagem de não ter que esperar pelos documentos impressos, que levariam até 10 dias úteis. A CNH estará disponível em uma hora e o CLRV em até três.

É uma preocupação do Governo do Estado de São Paulo oferecer cada vez mais soluções para estreitar a relação com o cidadão. “Por meio da Prodesp foi possível utilizar facilidades tecnológicas e trazer para o atendimento do Poupatempo a possibilidade do usuário já ter os seus documentos no mesmo dia”, explica Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado.

Para ele, a grande vantagem é que os novos modelos permitem mais mobilidade, segurança e praticidade. “Como os dois documentos são de porte obrigatório, a possibilidade de reunir informações do condutor e do veículo no aplicativo, facilita a vida, principalmente dos que já estão com viagens marcadas e que não teriam tempo hábil para aguardar o modelo impresso”, destaca Neto, que reforça ainda que as etapas de atendimento, para garantir a segurança e autenticidade, seguem o mesmo padrão de sempre.

As versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação e do documento do veículo possuem o mesmo valor jurídico dos impressos. Para obtê-los, é preciso baixar no celular o app CDT, disponível gratuitamente no Google Play e App Store, e cadastrar os documentos na plataforma.

Confira o passo a passo para as versões digitais da CNH e CRLV:

– Antes de ir ao Posto Poupatempo instale o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store. Importante: quem já tiver a CNH Digital no App poderá baixar o CRLV Digital sem necessidade de ir aos postos.

– Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.

– Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.

– Para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição.

– Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT).

– Gerar a “Chave de Acesso” com quatro dígitos (PIN).

– Adicionar os documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital).

– Visualizar os documentos adicionados.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.

Artigo anteriorPrefeitura de Carapicuíba forma mais de mil alunos da rede municipal de ensino
Próximo artigoGrave acidente causa horror na Raposo nesta segunda-feira (16)