Desde o dia 20 de março, as duas principais vias da Granja Viana passam por um teste de adequação viária. A rua José Félix de Oliveira seguiu mão única até a Avenida São Camilo, que por sua vez se tornou mão única até a Raposo Tavares.

A medida, de acordo com a Prefeitura, fazia parte de um estudo que está sendo feito para melhorar o fluxo viário causado nas vias e o objetivo era avaliar se dará mais fluidez ao congestionamento no período da manhã, no sentido da Raposo, e no período da tarde, no sentido bairro. Porém, rendeu polêmica dividindo as redes sociais entre moradores que aprovaram a mudança e outros que fizeram duras críticas. O comércio apontou, inclusive, uma queda entre 30% e 60% no faturamento desde o início da operação.

Diante de toda a situação, Prefeitura e representantes da comunidade passaram a se reunir para discutir se as vias deveriam permanecer como mão única ou voltariam à configuração original. E na noite desta terça-feira, o prefeito Rogério Franco anunciou que, a partir da zero horas desta sexta-feira (14/4), a Av. São Camilo e a Rua José Félix de Oliveira voltarão a ser mão dupla.

“Era um pedido antigo daquela comunidade para que nós fizéssemos um teste de mão única nessas vias para saber se íamos conseguir melhorar o fluxo interno da Granja Viana, sem prejudicar o comércio. Enfim, tive a coragem de fazer por esses dias. Mas também  preciso ter a humildade de voltar atrás da minha decisão. Tivemos, sim, muitos pontos positivos, só que os pontos negativos foram maiores. O comércio local está sofrendo e o faturamento piorou. E o comércio é fundamental para nossa cidade porque gera emprego e renda. Então, gostaria que de deixar a notícia que, a partir das 0 horas dessa sexta-feira, dia 14 de abril, o fluxo volta ao normal que é mão dupla”, se pronunciou em vídeo publicado nas redes sociais (assista abaixo).Para ele, um dos pontos positivos foi que os motoristas aprenderam a usar as ruas alternativas (Rua Basiléia, Rua Zurique e Rua Roma) nos horários de pico, desafogando um pouco o trânsito das principais vias. Informou que a decisão foi tomada em conjunto com as secretarias que fizeram parte dessa estruturação e que vai “esperar o projeto final da rodovia Raposo Tavares que está em fase de andamento no governo do estado, para que possa elaborar um plano junto para melhorar o fluxo e melhorar a mobilidade na região da Granja Viana”.

Antes do anúncio oficial do prefeito, comerciantes e moradores da Granja Viana foram recebidos pelos vereadores na Câmara Municipal de Cotia para tratar da questão. Na oportunidade, eles argumentaram que a mão única nas ruas São Camilo e José Félix de Oliveira prejudicou os comerciantes locais e solicitaram o fim da mudança. Na ocasião, o vereador Luis Gustavo Napolitano já havia adiantado que o teste de mobilidade estava programado para terminar no dia 13.

Outra boa notícia dada é que o Departamento de Estradas de Rodagem – DER deve anunciar, nesta quinta-feira, a empresa vencedora da licitação para execução das obras de mobilidade na Raposo Tavares.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorVem aí a primeira corrida de rua da Granja Viana
Próximo artigoDia Mundial da Criatividade em Cotia será realizado em 20, 21 e 22 de abril