Programa rodoviário investiu mais de R$5 bi em SP

Investimentos são fiscalizados pela Artesp. Atuação da Agência Reguladora no ano também teve agenda com novas concessões, campanhas de segurança viária e intensa fiscalização

Entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro de 2018, o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo viabilizou mais de R$ 2 bilhões em obras de ampliação, melhorias e modernização dos 8,4 mil quilômetros que compõem a atual malha de rodovias concedidas.
Além disso, outros R$ 2,9 bilhões já foram aplicados para a operação da malha rodoviária das rodovias neste ano, o que contempla, por exemplo, os atendimentos de socorro médico e mecânico, totalizando R$ 5 bilhões aplicados diretamente nas rodovias.
Da parte de obras, foram entregues novos 76 quilômetros de ampliações como duplicações, vias marginais e faixas adicionais que melhoraram a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários das rodovias paulistas, além de três passarelas e 12 novos dispositivos de acesso.
Para promover a constante manutenção das pistas, além dessas intervenções, foram realizados 732 quilômetros de obras de recapeamento de pista. Confira abaixo as principais obras entregues no período, gerenciadas e fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp):
Complexo Viário de Jundiaí (SP-330)
4ªs faixas da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)
Faixa adicional no trecho de Casa Branca da SP-225
Faixa adicional no trecho de Itapira da SP-352
Marginais de Campinas da Rodovia D. Pedro I (SP-065)
Duplicação do trecho de Louveira da SP 063
Entrega do Complexo Honda com ampliações na SP-225
Faixas adicionais na Rodovia Castello Branco (SP 280)
Duplicações na SP-127 e na SP-300
Duplicação da SP-225
Prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP 070)
Duplicação de 4 quilômetros do trecho de planalto da Rodovia dos Tamoios (SP-99)
Duplicação do Contorno de Marília, na SP-333
 
Além das obras já entregues à população, outras foram iniciadas no ano de 2018:
Duplicação entre Engenheiro Coelho a Limeira na SP-147
Duplicação entre Rio Claro a Araras na SP-191
Conclusão da Perimetral de Itatiba
Construção do Prolongamento do Anel Viário de Campinas entre a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Miguel Melhado
Início da implantação das vias marginais da SP-225
Duplicação do trecho de Tietê da SP-101
Ampliação do binário de Santos na Rodovia Anchieta (SP-150)
Marginais do trecho da Padroeira do Rodoanel Oeste (SP-021)
Nova Entrada de Santos com ampliações na Rodovia Anchieta (SP-150)
Também foram autorizadas as obras de ampliação do acesso ao Porto de Santos, maior polo de cargas do país.
Com foco na segurança viária, a Artesp entende que as ações de engenharia devem caminhar junto com rápidas medidas operacionais nas rodovias, da fiscalização das atividades das 21 concessionárias de rodovias paulistas e campanhas educativas, uma vez que a falha humana está presente em 94% dos acidentes com vítimas fatais.
 

Artigo anteriorSaiba proteger aparelhos eletrônicos durante os temporais
Próximo artigoQuadro do Mais Médicos é completado em Cotia