Festa infantil merece mesa repleta de salgados e doces saborosos e tudo isso pode ser preparado dispensando o uso de panelas e frigideiras. Presente no cotidiano dos brasileiros levando os melhores ingredientes, a Yoki selecionou receitas queridinhas das crianças que podem ser feitas no forno, na “air-fryer” (fritadeiras elétricas) e no micro-ondas.

Estrela de qualquer festinha infantil, o cachorro-quente, por exemplo, ganha versão assada enquanto o tradicional kibe fica sequinho e crocante mesmo sem óleo quente. A marca da General Mills traz essas e outras sugestões de cardápio sem fritura. Confira:

 

Cachorro quente assado

 

Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 10 pessoas

 

Ingredientes:

● 1 ½ xícara (chá) de leite

● 2 ovos

● 1 xícara (chá) de óleo

● Um pouco de sal à gosto

● 1 xícara (chá) de Amido de Milho Yoki

● 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

● 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

● 1 colher (sopa) de Orégano Kitano

● 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

● 2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralada

● 2 tomates picados

● 3 xícaras (chá) de salsicha fatiada (200g)

● Um pouco de mostarda e ketchup a gosto

● Batata Palha Extrafina Yoki

 

Modo de preparo: no liquidificador bata o leite, os ovos, o óleo e o sal. Acrescente o amido de milho, a farinha de trigo e bata novamente. Por último, acrescente o orégano e o fermento, misture e reserve. Em um recipiente à parte, misture o queijo parmesão ralado, a mussarela e os tomates picados. Em um prato refratário retangular médio untado, coloque a massa reservada. Em seguida cubra com as salsichas fatiadas. Finalize com a cobertura. Asse em um forno, pré-aquecido a 200°C, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Retire do forno e cubra com batata palha. Sirva com ketchup e mostarda a gosto.

 

Pão de queijo de tapioca no forno

 

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 pessoas

 

Ingredientes:

● 4 colheres de sopa de goma de Tapyoki

● 1 ovo

● 100g de requeijão (normalmente meio pote)

● Um pouco de sal a gosto

 

Modo de preparo: em um refratário coloque o ovo, adicione a Tapyoki e o requeijão. Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa bem homogênea a um ponto líquido. Adicione sal a gosto, normalmente duas pitadas generosas. Faça pequenas bolinhas com a mão e distribua em forminhas para não queimar a base do pão de queijo. Leve ao forno a 180º por 20 — 25 minutos ou até a massa crescer e dourar.

Pipoca Sabor Bacon no micro-ondas

 

Tempo de preparo: Até 3 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

● 1 unidade de Pipoca de Micro-ondas Yoki Sabor Bacon

 

Modo de preparo: regule o tempo para que a pipoca estoure. Pode ser de 1 a 3 minutos dependendo da potência do micro-ondas. Siga as instruções da embalagem.

Pão de batata no forno

 

Tempo de preparo: 1h20 minutos

Rendimento: 30 pessoas

 

Ingredientes:

● 2 tabletes de fermento biológico fresco

● 3 colheres (sopa) de açúcar

● ½ colher (sopa) de sal

● 2 ovos grandes batidos ligeiramente

● ¼ de xícara (chá) de óleo

● ½ colher (sopa) de manteiga

● 500 ml de leite morno

● 1 pacote de Purê de Batatas Yoki

● 300g de farinha de trigo

 

Modo de preparo: em uma tigela grande, misture o fermento com o açúcar. Acrescente o sal, os ovos ligeiramente batidos, o óleo, a manteiga, o leite morno e os flocos de purê de batata. Misture até obter uma mistura homogênea. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo. Misture com as mãos até obter uma massa lisa para seu pão de batata. Transfira a massa da sua receita de pão de batata recheado para uma bancada, polvilhe um pouco mais de farinha de trigo e sove até ficar levemente esbranquiçada e macia. Com pedaços da massa, modele os pães com as mãos. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Reserve a massa da receita de pão de batata. Deixe a massa descansar até crescer e dobrar de volume. Leve o pão de batata fácil ao forno preaquecido a 200°C e asse até que esteja dourado. Sirva quente ou morno.

 

Kibe tradicional na air fryer

 

Tempo de preparo: 4h45 minutos (incluindo tempo de descanso do trigo na água)

Rendimento: 30 pessoas

 

Ingredientes:

● 250g de Trigo para Kibe Yoki

● 500g de carne moída

● 1 cebola média

● Um pouco Hortelã, sal e Pimenta-do-Reino Preta Moída Kitano a gosto

● Azeite

 

Modo de preparo: coloque o trigo em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho na água por 3 horas. Coloque o trigo em um pano limpo e esprema até retirar toda a água. Reserve. Em um liquidificador, bata a cebola com a hortelã, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Em uma vasilha, junte a mistura de temperos, o trigo e a carne. Misture bem.

Modele os kibes. Unte os kibes com azeite e leve ao air fryer a uma potência de 200 graus de 11 a 15 minutos, dependendo da potência do aparelho. Ao longo da preparação, mexa os kibes para que fiquem douradinhos por completo.

Cupcake 

 

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 20 pessoas
Ingredientes:

● 4 ovos

● 500g de leite quente

● 280g de óleo

● 170g de Fubá Yoki

● 150g de farinha de trigo

● 12g de fermento em pó

● 200g de goiabada cremosa (ou outra cobertura)
Modo de preparo: na tigela da batedeira, bata as claras em neve. Acrescente as gemas e o açúcar e continue batendo seu cupcake simples até obter um creme esbranquiçado. Desligue a batedeira. Junte o leite e o óleo e misture bem. A receita de cupcake tradicional está quase pronta. Acrescente o fubá, a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente. Coloque a massa em forminhas próprias para cupcake para moldar os bolinhos de cupcake. Asse em forno preaquecido a 200°C por 25 minutos. Agora é hora de caprichar no recheio de cupcake: espere esfriar e, com o auxílio de um bico para confeitar, recheie cada bolinho, seja com cobertura cremosa de goiabada, doce de leite ou chocolate.

Artigo anteriorMarcada para dia 17/11 a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Próximo artigoNúcleo de Atendimento às Pessoas Trans de Cotia participa da campanha Novembro Azul