O Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste, formado por formado por doze municípios, se prepara para lançar um aplicativo para celular que apresenta, indica e orienta sobre pontos turísticos da região.
“Em reunião do nosso grupo de trabalho de turismo realizada no primeiro semestre de 2021, durante uma brainstorm sobre todas os nossos desafios e soluções para o turismo, em meio a pandemia da covid, essa ideia do aplicativo surgiu e, imediatamente, foi aprovada a proposta de um estudo para desenvolver este aplicativo, cuja finalidade fosse a integração de todos os municípios”, conta o secretário de Turismo de Cotia, Nelson Broering.
Batizado de Turismo na palma da mão, o serviço vai mostrar as opções em gastronomia, atrações históricas, turismo ecológico e religioso, parques e áreas verdes, além de esportes radicais. O guia também pretende promover eventos e oferecer pacotes de visitas e passeios.
Na justificativa do projeto, são listadas várias atrações, além das de Cotia, como o centro histórico de Santana de Parnaíba, o santuário de Pirapora de Bom Jesus e a Aldeia de Carapicuíba. Granja Viana, Alphaville e Osasco se destacam pelas opções gastronômicas, e São Roque, pela rota das vindimas produtoras de vinho.
“Este app será bastante versátil e flexível, podendo ser atualizado sempre. Vejo nisso, o seu maior potencial. E por que penso isso? Porque poderemos mostrar os pontos de interesse turístico de Cotia, rotas turísticas, os grandes eventos, serviços de utilidade pública, bem como eventos ou atrações que não obedecem a um calendário. Desta forma o turista saberá que próximo ao Templo Zu Lai, por exemplo, tem restaurantes, postos de gasolina, pronto-socorro, lojas, Guarda Municipal e etc., e isso facilita a vida do visitante”, explica.
Nelson reforça a importância de todo comércio se cadastrar no Cadastur, de forma gratuita, “aderindo ao nosso trade, podendo ser desta forma beneficiado com essa divulgação gratuita”. “Essa iniciativa poderá gerar espaço para patrocínio de empresas parceiras”, completa.
A previsão é que o lançamento seja no mês de setembro, durante a feira de Turismo em Osasco.
Por Juliana Martins Machado