Região volta para a fase mais restritiva da quarentena

Medida mais rigorosa passa a valer de sábado (06/03) até o dia 19/03

O Governo do Estado de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (03/03), que todos os 645 municípios do estado regridem para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (06/03), devido ao aumento de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus. A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o dia 19 de março.

De acordo com o Plano SP, a fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços essenciais como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

As Prefeituras também podem impor medidas ainda mais restritivas devido à gravidade dos indicadores locais de epidemiologia e capacidade hospitalar, como já ocorre em diversos municípios no interior e região metropolitana da capital. Em Cotia, por exemplo, a Prefeitura editou um decreto suspendendo as aulas presenciais nas escolas estaduais e particulares e também o funcionamento de feiras livres, até 09 de abril.

Nas demais cidades, o Governo optou por manter as escolas abertas para os estudantes que mais precisam. “Educação é essencial, sempre com cuidado extremo nos protocolos, atendendo aos que mais precisam. Temos pessoas que precisam muito da escola aberta”, destacou o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares. Estão entre o grupo prioritário os estudantes que necessitam se alimentar na escola; que não têm acesso aos equipamentos tecnológicos; ou ainda, apresentam severo déficit de aprendizagem.

Fechamento de parques
Parques Estaduais e Municipais fecham entre os dias 6 e 19 de março também. A medida vale para parques urbanos e naturais, Zoológico e Zoo Safari.

Por Juliana Martins Machado, com informações do Estado

Artigo anteriorCotia suspende aulas presenciais nas redes pública e privada
Próximo artigoPraça José Giorgi ganha “Roda do Fogo”