Rio Grande do Sul tem tradição e riqueza cultural

Rio Guaíba é garantia de ótimas imagens nas férias

Em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, as praias de água doce estão entre os principais atrativos da região. Os viajantes podem aproveitar e visitar a maior praia da região, Barrerinhas, muito movimentada durante os fins de semana. Outra opção é Ondinas, que permite a prática de esportes aquáticos como windsurfe.

Em Camaquã, o roteiro turístico inclui visitas a Barragem do Arrio Duro – com churrasqueiras e pracinha de brinquedos -, a Casa do Artesão, a Casa do Poeta Camaquense e o Cine Teatro Coliseu, fundado em 1914, e que chama a atenção pela sua arquitetura em estilo gótico barroco, característico da metade do século XIX.

Considerada “berço da revolução farroupilha”, Guaíba tem uma beleza natural ímpar com direito a um trecho de Mata Atlântica em pleno centro da cidade. No local ainda é possível encontrar sítios arqueológicos representativos da cultura guarani. Quem visita a região pode aproveitar também para conhecer a Vitrine Cultural, um espaço desenvolvido com o objetivo de promover os atrativos culturais e históricos da região, com painéis do início da revolução Farroupilha e Memorial Chama Crioula do Milênio.

Porto Alegre, cidade que finaliza o roteiro da tocha nesta quinta-feira (7), atrai viajantes durante todo o ano. Para impulsionar o setor turístico, a capital gaúcha conta com a Linha Turismo, que oferece uma maneira especial de conhecer a cidade através de um passeio em um ônibus de quatro metros de altura.  Com quase 1,5 milhão de habitantes, a capital gaúcha tem entre as suas atrações turísticas, as margens do Rio Guaíba, o parque Farroupilha, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mário Quintana, onde morou o poeta.

Investimentos – O Ministério do Turismo está trabalhando para impulsionar o setor nas cidades gaúchas. Desde sua criação, a Pasta investiu R$ 581 milhões no Rio Grande do Sul, para auxiliar e estimular o fluxo de viajantes na região. Já nas cidades que vão receber a Tocha nesta quinta-feira, o órgão disponibilizou um investimento aproximado de R$ 101 milhões repassados desde 2007. Entre os destaques das obras realizadas está a revitalização da Orla do Rio Guaíba em 2008.

Artigo anteriorVeículo capota três vezes na avenida São Camilo
Próximo artigoFogo consome mata na São Camilo