Vamos começar com o maior e mais visitado, o Templo Zu Lai. Considerado o maior templo Budista da América Latina, representado pela linha do budismo Chinês, o local impressiona pela grandiosidade.

Outro templo budista que encanta pela beleza é o Odsal Ling, da linha do budismo tibetano, com sua linda construção em cores vibrantes.

Próximo ao templo Odsal Ling é possível visitar nos horários de missa a encantadora Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima da associação Arautos do Evangelho.

Bastante procuradas e queridinhas das famílias com crianças, as mini fazendas da região oferecem vivencia rural, visita a animais da fazenda e comida caseira, muito bem representadas pela Cia dos Bichos, próxima a Granja Viana e o Pet Zoo, Recanto JB e Bichomania que ficam na região de Caucaia do Alto, distrito rural de Cotia que ainda guarda traços do clima de interior.

Em Caucaia do Alto é possível visitar e comprar direto com tradicionais famílias de agricultores, passar o dia em pesqueiros com área de lazer, pesca e restaurante, como Pesqueiro Fujimar e dar uma passada na histórica Estação de Trem de Caucaia do Alto, antiga linha Sorocabana.

Eventos esportivos também são destaques em Cotia, como a 500 Milhas de Kart no Kartódromo Granja Viana.

Cotia também tem lugares inusitados como o Sítio do Padre Miguel, local onde o famoso padre fazia a prática do exorcismo, hoje abriga a associação Toca Assis. O sítio está rodeado de curiosidades, como a via sacra que leva até um local onde havia cerimônia em meio a mata e rodeado por pedras que montam um belo cenário. Hoje é possível assistir a missas na capela da Toca de Assis.

Na região central é possível visitar o Mosteiro do Carmelo, ornamentado por delicados azulejos pintados à mão, local tranquilo, de introspecção, onde vivem as irmãs carmelitas enclausuradas, cujo contato com o mundo exterior é restrito por grades.

No centro de Cotia está a Igreja da Matriz – Nossa Senhora do Monte Serrate, com 307 anos reconta nosso passado, em seu estilo colonial com suas largas paredes de barro, técnica da taipa de pilão muito utilizada naqueles tempos. Também é possível encontrar mais duas construções históricas do período colonial, as casas bandeiristas Sítio do Mandú, do séc. XVII e Sítio do Padre Inácio, séc. XVIII, ambas tombadas por sua representatividade pelo órgão federal IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Aos amantes de uma boa culinária, Cotia é um prato cheio de bons restaurantes, na famosa região da Granja Viana é possível encontrar gastronomia para todos os gostos e estilos diferentes, como o Felix Bistro, Granjota Pizzaria, Ser-Afim Restaurante Vegetariano entre outros muitos. Se preferir uma paisagem mais rural em meio a natureza, também pode ter excelentes opções como Picles, ótimo para a família e o restaurante Quinta do Bacalhau que encanta com seu charme e sabores.

Com grande destaque devido a sua importância ambiental fica a Reserva Florestal do Morro Grande, considerada o maior fragmento florestal da região metropolitana de São Paulo. Representa um terço do município de Cotia com bioma predominante de Mata Atlântica abriga duas represas que abastecem meio milhão de habitantes com as águas mais puras da região. Hoje está sob responsabilidade da empresa de distribuição de água que permite a visitação somente com agendamento prévio.

Alguns locais estão fechados por decorrência da pandemia e outros requerem agendamento antecipado.


Mundo Aflora Turismo
Facebook: MundoAfloraTurismo
Instagram: mundoafloraturismo
Telefones: 11 94197-6896 / 99525-0502