Organize sua casa para o outono

Com a chegada de uma nova estação veja o que fazer para deixar seu lar mais agradável

As férias terminaram, o carnaval também já foi, e aqui no hemisfério sul uma nova estação começa a tomar conta. É hora então de preparar a casa para o outono e se beneficiar do bem estar que a boa organização proporciona.

Que tal se preparar adequadamente para aproveitar ao máximo a temporada que se inicia? Dedique um tempo para avaliar a sua casa e seus espaços e redescobrir o que ficou esquecido durante a última estação…

Guarda-roupas:

Revisar suas peças de alto verão (tecidos leves, multicoloridos, chinelos) – verificar se elas ainda são do seu gosto pessoal e se ainda estão em bom estado – caso contrário, já separe essas peças para doação ou reciclagem.

Lavar – verifique se os biquinis e peças de praia estão limpos para serem guardados – o ideal é utilizar uma caixa para não ocupar um espaço que será necessário para as peças da nova estação. Não se esqueça de colocar um anti mofo dentro da caixa e identificá-la.

Hora de revisar aqueles casacos que estavam guardados em sacos à vácuo, capas ou caixas e colocá-los para “tomar um ar”.

Resgatar aquela caixa com echarpes e pashminas e deixá-las em um local mais visível.

Malhas, coletes, casacos –  peças que podem ser sobrepostas. Não se esqueça que outono é a estação das “camadas” ! Sobreposição de peças garantem charme e evitam que você passe muito calor nas mudanças de temperatura que ainda acontecem durante o dia.

Pijamas: como à noite, caem as temperaturas, já podemos substituir a localização das camisolas e pijamas curtos, por aqueles mais quentinhos.

Verifique se as peças de inverno não precisam de algum conserto (costura, botão, etc).

Reorganização de tudo: vamos inverter o local das peças –  o que for alto verão vai para as áreas de menor acesso. Tudo relacionado à nova estação, vai para lugares mais visíveis e mais fáceis de permitir novas combinações.

Cama, mesa e banho:

Tire do armário os edredons e mantas e deixe-os abertos em local arejado e iluminado por um ou dois dias antes de colocá-los em uso. Isso vai ajudar a evitar alergias na hora do uso.

Lave e higienize as colchas mais leves e coloridas e armazene-as em local de menor acesso – os mesmos sacos à vácuo e caixas que protegiam as peças de inverno podem ser usados para armazenar as peças mais leves.

Tons mais escuros, que trazem maior sensação de aquecimento podem ser resgatados.

Deixe à mão mantas no sofá e em lugares estratégicos (baús, gavetas) para serem usadas naquelas horas mais fresquinhas do dia.

Até a decoração da casa pode ser revisada: trocar as capas das almofadas já ajuda a renovar o visual e trazer mais aconhego.

Na cozinha, resgate as toalhas maiores e guarde os jogos americanos coloridos.

Também coloque em um local de mais fácil acesso aquelas xícaras para um chá ou chocolate quente quando bater a vontade.

Sapateira:

Resgatas as botas, “booties” e sapatos mais fechados para um local de melhor visualização.

Guarde apenas os sapatos mais leves, lembre-se que o outono ainda permite combinações de calças compridas e sapatos leves por se tratar de uma estação bem intermediária.

Por Marilis Moschini Murollo e Mônica Meyer, organizadoras residenciais e sócias da MMOrganizer

Artigo anteriorOsasco, Carapicuíba e Itapevi participam de mutirão
Próximo artigoCrianças da Apae de Cotia visitam Team Nogueira