79 novos guardas civis estarão nas ruas de Cotia a partir de Abril

Eles foram aprovados em concurso público realizado em 2024 e chamados para reforçar o efetivo já em atuação

Setenta e nove guardas aprovados em concurso estão em formação e entram em atividade em 2 de abril / Fotos: Juliano Barbosa

A Prefeitura de Cotia avança no fortalecimento da segurança pública com a convocação de novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Dos 150 candidatos aprovados em concurso público realizado em 2024, 79 já foram chamados e estão em treinamento no Centro de Formação da Guarda Civil de Cotia.

Do total de convocados, 63 são homens e 16 mulheres, todos submetidos ao mesmo processo de capacitação. A formação segue até o próximo dia 2 de abril, quando os novos guardas estarão aptos a atuar nas ruas da cidade. Atualmente são 313 agentes na ativa.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Fabrício Dourado, o curso segue rigorosamente as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com base na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais. A formação tem carga horária entre 480 e 600 horas, “podendo ser ampliada conforme as necessidades operacionais”.

“O curso reúne disciplinas teóricas e práticas voltadas à realidade da segurança pública, como Direitos Humanos, Legislação, Primeiros Socorros, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, abordagens policiais, direção defensiva, uso de equipamentos não letais, armamento, tiro e estágio prático supervisionado”, explica o secretário.

Igualdade de gênero

Segundo Dourado, o treinamento é igual para homens e mulheres, preparando os agentes para lidar com diferentes situações do cotidiano urbano. “O guarda civil de Cotia sai do curso devidamente preparado e apto a enfrentar diversas ocorrências, que independem de gênero. O que importa é a capacidade técnica, emocional e o compromisso com a lei”, destaca.

Dourado ressalta que ao ingressar na GCM, os novos agentes precisam ter consciência da responsabilidade da função. “O guarda civil lida diariamente com pessoas em diferentes contextos, incluindo situações de vulnerabilidade social e psicológica. Por isso, sua atuação precisa estar rigorosamente alinhada à legislação, garantindo um atendimento de qualidade ao cidadão”.

A chegada dos novos guardas representa um avanço significativo para a cidade. “Com o aumento do efetivo, ampliamos a agilidade no atendimento, colocamos mais viaturas nas ruas e fortalecemos o policiamento preventivo e comunitário. Isso também permite maior operação dos sistemas de monitoramento, como viaturas e câmeras, trazendo mais segurança e tranquilidade para a população de Cotia”, conclui o secretário.

Treinamento é igual para homens e mulheres, o que importa é a capacidade técnica, emocional e o compromisso com a lei.
Artigo anteriorConselho Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia elege trio de mulheres para o biênio 2026-2027
Próximo artigoThe Bubbly Boom