A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cotia (APAE) ganhou decoração especial no mês de dezembro para celebrar o período natalino e os protagonistas foram os alunos da instituição. Mais do que promover um visual atraente para recepcionar o Papai Noel, as atividades artesanais realizadas têm o intuito de promover o desenvolvimento das habilidades dos alunos com deficiência intelectual e múltiplas.
Para fortalecer as jornadas lúdicas e criativas dos alunos, a Cascola, marca de adesivos da Henkel, contribuiu no início do ano com a doação de 1 tonelada de adesivos. Durante todo o calendário, os materiais da Cascola Cascorez Artesanato ajudaram a aprimorar as percepções e sentidos sensoriais dos alunos por meio de atividades desenvolvidas na instituição. No encerramento do ciclo, os alunos capricharam no cenário de Natal, com diversos enfeites natalinos usando materiais recicláveis.
Vitor Cybis, gerente de Marketing da Cascola, afirma que o apoio da marca junto à APAE Cotia é uma iniciativa que faz parte do DNA da Henkel. “Temos orgulho em saber que apoiamos o desenvolvimento dos alunos com a doação de nosso produto Cascola Cascorez que é específico para esse tipo de atividade artesanal. Certamente as criações natalinas ganharão destaque na decoração promovendo suas habilidades motoras e cognitivas enquanto brincam. Por isso, é muito satisfatório para a Cascola fazer parte de toda essa jornada lúdica e criativa desses jovens”, comentou Vitor Cybis.
A diretora de escola da APAE de Cotia, Adriane Zander Whyte Gailey, destaca o apoio da Henkel no fomento das atividades manuais feitas pelos alunos e os benefícios diretos para a autoestima deles. Ao longo do ano, a APAE de Cotia realizou diversas imersões culturais, sempre com decorações feitas em parceria com os alunos. A APAE de Cotia reúne cerca de 250 alunos entre 7 e 59 anos.
“É gratificante tanto para eles, quanto para nós. Notamos o encantamento dos alunos na preparação do clima natalino. Cada bolinha que eles colam é como se estivessem mandando um recado para o Papai Noel. Essas atividades de fixação de peças são ótimas para potencializar a concentração, a autonomia, a criatividade, a coletividade, o trabalho em grupo, entre outras habilidades”, afirma Adriane Zander.