Apae de Cotia faz balanço positivo de 2017

Mesmo com ajustes no orçamento, todos os projetos serão mantidos no próximo ano.

Na manhã de 7 de dezembro, a diretoria da APAE reuniu a imprensa para apresentar os números do seu primeiro ano de gestão. O presidente Paulo Generoso falou da importância da APAE para a sociedade, comentou as dificuldades superadas em 2017, apresentou os programas oferecidos pela entidade e ressaltou a necessidade de recursos financeiros.

Durante 2017, a Apae de Cotia atendeu quase 300 pessoas por mês, além de 180  consultas no Laboratório de Diagnósticos  que avalia crianças e outras pessoas com suspeitas de alguma deficiência intelectual, com uma equipe multidisciplinar.

Com relação ao orçamento, o presidente falou sobre o desafio que foi manter a entidade financeiramente saudável em ano de crise. A APAE é uma instituição sem fins lucrativos e se mantém principalmente de verbas oriundas do setor privado, por meio de doações. “Tivemos que fazer ajustes para fechar o ano com caixa positivo.  Algumas demissões foram inevitáveis, mas conseguimos enxugar o custo mensal da casa de R$ 174 mil para R$ 98 mil, sem reduzir atendimento”.

Diretoria da APAE: Samuel (departamento administrativo), Angela (vice-presidente), Edivaldo/ Sensei Dinho (diretor social) e Paulo (presidente)

Além da iniciativa privada, a Apae recebe verbas do setor público.  Uma parte do Estado por meio do Conselho de Assistência Social.  O governo do Estado também repassa o valor mensal de  R$ 291,00  por cada aluno da escola especial, que apesar do aumento de 6,28% para 2018, (R$ 358,00), está muito aquém do  necessário. Segundo Generoso o custo de cada um dos 89  estudantes  nas salas de aula é de R$ 1.069,00.

A Prefeitura de Cotia não faz nenhum repasse em dinheiro, mas por conta da escola, contribui com a Internet, dois professores, a alimentação para os alunos da escola através da empresa SP Alimentos e com 500 litros mensais de combustível para os veículos de transporte de alunos que ficaram fora do Transporte Escolar Gratuito (TEG).

Sonia Marques e Marcia Lima, da TEM Comunicação, assessoria de imprensa da APAE Cotia (Foto: Juliana Martins Machado)

Paulo considera que venceu a crise  e comemora o fato de entrar em 2018, com praticamente todos os programas funcionando. São eles: Programa de Estimulação Precoce (PEP), o Programa  Profissionalizante (PROF) e  o Programa de Apoio a Educação Inclusiva (PAEI). No próximo ano, o Programa de Fortalecimento de Vínculo, que atende crianças e adolescente da comunidade com atividades recreativas e reforço escolar, será substituído pelo “Mais de 30”, que como o próprio nome já diz atende os adultos.

Diretoria da APAE com a imprensa da região Paulo Generoso, presidente da APAE (Foto: TEM Comunicação)

A Apae ganhou duas novas salas no novo prédio, anexo a atual sede que foi construído por uma empresa que teve uma multa convertida em ação social. Com isso, em 2018, a sala da administração e o bazar mudarão para o novo espaço, Assim terá a possibilidade de  ampliar em, pelo menos 20%  capacidade de atendimento. “Mas para tanto também vamos depender de aumento da receita”, ressalta.

Paulo Generoso, presidente da APAE (Foto: Juliana Martins Machado)

Para aumentar a receita, o presidente reforçou a campanha #105 – Você completa nosso coração e anunciou a criação do Selo APAE de Responsabilidade Social, que será concedido às empresas que colaborarem financeiramente com a instituição.  As empresas também podem patrocinar os projetos e, como contrapartida, terem suas marcas divulgadas nas ações da APAE.  O bazar permanente é outra forma de aumentar a receita mensal e será ampliado com as novas instalações.

“2018 será um ano de muito trabalho, mas também de muita conquista”, aposta Paulo.

Artigo anteriorConfraternização animada da Confraria de Cotia
Próximo artigoPresentes do bem