Centro de Combate e Referência ao Coronavírus de Cotia começa a funcionar na segunda-feira

A partir dessa segunda-feira (6/04) começa a funcionar o Centro de Combate e Referência ao Coronavírus instalado pela Prefeitura de Cotia, no Recinto de Eventos. O hospital de campanha foi construído em duas semanas e é destinado ao atendimento de pacientes que apresentarem sintomas do novo Coronavírus. O atendimento será feito de acordo com a classificação do protocolo de Manchester, como acontece em qualquer pronto atendimento, para priorizar o atendimento de acordo com a gravidade dos sintomas.

O Centro de Combate e Referência ao Coronavírus conta com 50 leitos com isolamento, distribuídos em 1.600 metros quadrados de área construída, para atender pacientes que precisarem de internação. Tudo foi feito de acordo com as exigências e normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para casos mais graves, a Prefeitura montou leitos de semi-UTI com equipamentos como desfibrilador cardíaco, máscara de oxigênio, eletrocardiógrafo, monitor multiparamétrico. “Não sabemos o que vai acontecer em termos de demanda por leitos hospitalares, mas não podemos ficar parados. Estamos nos preparando para salvar vidas. O número de casos suspeitos e de confirmações em nossa cidade está aumentando e estamos atuando na prevenção e no salvamento de vidas”, disse o prefeito Rogério Franco.

A equipe médica e de enfermagem que atenderá no local é da própria rede municipal de saúde e, de acordo com o prefeito, se houver necessidade, novos profissionais serão contratados. Todos os profissionais passaram por uma capacitação [veja abaixo] ao longo de sexta-feira (3/04).

No início de março, a Prefeitura de Cotia decretou estado de emergência e de calamidade em saúde pública e, desde então, diversas medidas foram implantadas para proteger a população da Covid-19 , entre elas: a Operação Desinfecção, lavatórios de mãos com água e sabão espalhados em diversos pontos para atender, prioritariamente, pessoas em situação de rua, isolamento social, instalação da Sala de Atendimento Virtual via 0800 484 8005, o Centro de Teleatendimento e Tele Consulta Médica.

Artigo anteriorEdição 244: abril de 2020
Próximo artigoGranjeiro Rolando Boldrin recebe Padre Fábio de Melo no Sr. Brasil