Cidades da região participam da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo

O objetivo é realizar a atualização da caderneta de vacinação deste público aplicando a dose nos casos em que houver necessidade

46

A Secretaria de Saúde de Cotia e cidades vizinhas participam da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para pessoas com idade entre 5 e 19 anos, que iniciou em 10 de fevereiro e vai até 13 de março.

A Campanha mostra a importância da vacinação, pois o sarampo estava erradicado no Brasil desde 2016, mas ressurgiu em 2019 com mais de 13,5 mil casos, sendo que, desses, 15 foram a óbito, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o calendário, no dia 15 de fevereiro (sábado), acontecerá o dia D da campanha, no qual serão administradas doses da vacina tríplice viral.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, Cotia seguirá a determinação do Ministério da Saúde e aplicará a vacinação mediante análise prévia (seleção) do histórico vacinal de cada pessoa. “A campanha tem o objetivo de garantir que esta faixa etária tenha pelo menos duas doses da vacina administradas na vida. Mais do que isso não é necessário”, explicou Silvana Silva, coordenadora epidemiológica de Cotia.

Já a segunda etapa da Campanha está prevista para acontecer no segundo semestre do ano, entre 3 e 31 de agosto, com mobilização nacional, Dia D, no dia 22 de agosto. Nesta etapa, serão aplicadas doses dupla viral e tríplice viral.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Cotia e das cidades vizinhas, como Carapicuíba, Jandira, Embu e região. Consulte a unidade de saúde mais próxima de você para realizar a vacinação.