Clínica oferece intervenção e apoio para crianças com transtornos do desenvolvimento

Grupo Caminho realiza trabalho de intervenção infantil baseado na abordagem da Análise Comportamental Aplicada, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais de acompanhamento e garantir uma inclusão de qualidade.

Usufruir de um desenvolvimento saudável é algo de extrema importância para uma criança. Com o objetivo de impactar positivamente a vida de famílias e apoiar as instituições de ensino, a Clínica Caminho realiza um trabalho de intervenção infantil, oferecendo tratamento de qualidade através de programações de aprendizagem com base na Análise Comportamental Aplicada, comumente conhecida como ABA.

O trabalho visa garantir uma inclusão de qualidade e é focado em um público com necessidade especial de acompanhamento, como crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), dificuldades sociais, educacionais, comportamentais ou transtornos como TDAH (Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo Desafiador).

Nataly Teixeira e Letícia Barbieri, psicólogas especializadas e diretoras do Grupo Caminho, contam que a intervenção comportamental infantil funciona de forma diferente da terapia tradicional: são horas de interação semanal, em que acompanham a criança durante todo um período, seguindo o Plano de Ensino Individualizado (PEI), estratégias personalizadas e traçadas com base nos repertórios iniciais apresentados por ela.

 

Em um primeiro momento, a equipe dialoga com os responsáveis pela criança para conhecê-la, elaborar sua adaptação e para que ela se sinta confortável ao ser introduzida ao espaço da Clínica Caminho, processo que chamam de “formação de vínculo”. Leva-se em conta a possibilidade de inclusão dos pais durante o tratamento, orientação dos mesmos, acompanhamento nas escolas e treinamento dos educadores e cuidadores daquela criança. Dessa forma, a clínica oferece uma intervenção integrada, podendo ser desenvolvida em diversas circunstâncias, como em grupos de habilidades sociais, individualmente, em contexto natural ou em treino parental.

As supervisoras, especialistas em ABA e doutorandas em Análise do Comportamento, explicam: “Quanto mais intensiva e integrada é a intervenção, mais resultados conseguimos com essa criança e com essa família”. O Grupo Caminho consiste em uma equipe multidisciplinar formada por profissionais em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, musicoterapia e arteterapia.

Atendendo às necessidades e ritmo de aprendizagem da criança, suas habilidades são estimuladas, buscando que ela trabalhe questões específicas de relacionamento, como conversar, brincar e compartilhar, e visando desenvolvimento de independência em atividades e situações como as de vida diária, por exemplo, arrumar sua própria cama, escolher sua roupa, responder quando é chamada, tomar banho e imitar.

O Grupo Caminho fornece um feedback regular aos responsáveis pela criança. É realizado um registro de acompanhamento para avaliar a evolução e verificar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas. A clínica é o caminho certo para uma inclusão de qualidade.

Nataly Teixeira e Letícia Barbieri, psicólogas especializadas em ABA e diretoras do Grupo Caminho.

Para mais informações, visite o site www.grupocaminho.com.br.

 

Contato

[email protected]

(11) 4551-7074

 

Unidades Granja Viana

Av. São Camilo, 251 – Granja Viana, Cotia, SP.

Avenida Dona Cherubina Viana, 523.

Unidade Osasco

Rua Narciso Sturlini, 62 – Sala 805 – Osasco, SP

Artigo anteriorModa inverno ganha leveza com mistura de tecidos e estampas referências da primavera-verão
Próximo artigoCarapicuíba entrega novas viaturas para a Guarda e empossa novo comandante