Centenas de pessoas participaram do ‘Encontro Regional de COMTURs’ (Conselhos Municipais de Turismo), no Thermas da Mata. Estiveram presentes representantes da área do turismo de diversas de cidades que compõem os consórcios: Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia de Juqueri (Cimbaju). O Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, também participou do Encontro.

O anfitrião, secretário de Turismo de Cotia, Nelson Broering, abriu o evento destacando a importância de ações que promovam a conscientização do turismo e que unam a região em torno de iniciativas e projetos que fomentem o setor. “Quando ouvi do Ibrahim e do Virgílio a frase ‘conscientização do turismo’, em 2021, a nossa secretaria começou a funcionar neste sentido. Criamos Encomtur [Encontro de Conscientização Municipal de Turismo] e, pelo Dia Mundial do Turismo [27/09], realizamos a Semana de Conscientização do Turismo que termina hoje. Com ações de conscientização e participação da sociedade civil, o poder público cria condições de impulsionar o turismo e estamos todos imbuídos deste mesmo objetivo neste encontro”, disse Nelson.

O evento contou com palestras de Michele Netto (presidente do Comtur de Cachoeira Paulista), Katharine Silva (coordenadora de turismo da FATEC São Roque) e Milton Craveiro (presidente da ABBTUR SP). Também estiveram presentes, Brígida Sacramento (Secretária Executiva do Conisud), Evaldo Almeida (presidente do GT de turismo do Cioeste), Ibrahim G. Tahtouh (fundador e presidente da CNA EvTur), Américo Marona (proprietário do Thermas da Mata), Sérgio Salomão (proprietário do Thermas da Mata), Edson Pinto (presidente SINHORES Osasco, Alphaville e região), Suzy Camargo (Ceo da Conteúdo Brasil), Jarbas Favoretto (presidente da Amitur), Virgílio Carvalho (diretor da Abresi), Maurício Coutinho (curador, jornalista e produtor cultural Coutinho Eventos), Mestra Miao You (abadessa do Templo Zu Lai).

A Semana do Turismo de Cotia começou no dia 25/09, com o 1º Plogging: Caminhada de Ecoturismo de Cotia em que os participantes percorreram 2,9 km (da Prefeitura ao Carmelo Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha) recolhendo pequenos resíduos pelo caminho e plantaram 120 árvores; teve ação de turismo com crianças com autismo que integram o coral ‘Prazer, eu sou a luta!’; exposição de arte contemporânea ‘Conectividade e Diversidade’ que poderá ser visitada até o dia 27/10 no Centro Administrativo de Cotia (rua Jorge Caixe, 306 A, Portão); e, encontro de lideranças religiosas (monjas do Templo Zu Lai e Madre do Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha).

Artigo anteriorCampanha de vacinação contra a pólio e Multivacinação são prorrogadas até o dia 30
Próximo artigoVacinação contra o HPV é ampliada para meninos de 9 e 10 anos de idade