Comércio reabre em Cotia na próxima segunda-feira

A região foi reclassificada da fase vermelha para a laranja que permite reabertura restrita de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shoppings centers. A nova classificação anunciada nesta quarta-feira entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 15. Até lá, as prefeituras deverão publicar decretos municipais, adequando as normas locais de quarentena ao novo painel do Plano São Paulo. Vargem Grande Paulista saiu na frente e permitiu a retomada já para esta quinta-feira (11/06).

Conforme já noticiamos, a Grande São Paulo foi dividida em cinco regiões no âmbito do Plano São Paulo, permitindo a classificação individualizada das regiões, de acordo com características demográficas e critérios técnicos de saúde.

Cotia está na sub-região sudoeste, ao lado de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. Esta área está com 78% dos leitos ocupados. Já com relação à evolução da epidemia, o índice da variação de novos casos está em 0,82, internações em 0,94 e óbitos em 0,50.

Já Carapicuíba está na sub-região oeste com Barueri, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Esta área está com menos leitos ocupados que a região vizinha, com 73%. Mas com relação à evolução da epidemia, os índices de variação estão mais altos: novos casos em 1,03, internações em 0,97 e óbitos em 0,87.

A melhora nesses índices, se comparados com os números do final de maio quando quarentena foi estendida, levou a nossa região à reclassificação da fase vermelha para a laranja. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (10/06), pelo Governador João Dória. Com esta nova classificação, será permitida a reabertura restrita de alguns serviços e segmentos.

Nesta noite, o prefeito de Cotia Rogério Franco apresentou o Plano Retoma Cotia, que prevê a retomada gradativa de atividades e segmentos econômicos não essenciais, como shopping centers, galerias, comércios em geral, escritórios, imobiliárias e concessionárias na cidade, a partir de segunda-feira (15/06). “Os comércios deverão trabalhar com a capacidade limitada de 20% da lotação e apenas 4 horas por dia”, esclareceu. Shopping centers e galerias funcionarão das 15h às 19h, de domingo a domingo. Já o comércio em geral, das 9h às 13h, de segunda a sábado.

Todos os protocolos de segurança deverão continuar sendo seguidos. “Máscara é fundamental, álcool gel deverá ser disponibilizado e o distanciamento de 2 metros entre as pessoas deverá ser respeitado”, ressaltou o prefeito.

Sobre os escritórios, a prefeitura recomenda a adoção de novas escalas de trabalho para evitar aglomerações, principalmente no transporte público. “Recomendamos a flexibilização dos horários, com uma equipe no período da manhã e outra à tarde, além da fixação de cartazes com as orientações. Idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes deverão, se possível, continuar trabalhando remotamente”, comentou Franco.

Nesta quarta-feira (10/06), Cotia recebeu dez aparelhos respiradores hospitalares enviados pelo Governo do Estado. Os equipamentos já estão no Centro de Combate e Referência ao Coronavírus, hospital de campanha montado pela Prefeitura que já atendeu quase cinco mil casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Os equipamentos servirão para reforçar o atendimento aos pacientes que apresentarem quadros mais agravados da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, com a chegada dos novos aparelhos será possível ampliar o número de leitos de UTI no hospital de campanha.

Assim como Rogério Franco, o prefeito da vizinha Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, também anunciou em live, na noite desta quarta-feira (10/06), as medidas de flexibilização da quarentena na cidade. Só que, diferentemente de Cotia que está seguindo as recomendações estaduais, o comércio em Vargem Grande Paulista voltará a funcionar já nesta quinta-feira (11/06). Ramos justificou que a decisão da antecipação foi tomada, em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial (ACE-VGP), por conta do Dia dos Namorados. De acordo com as regras locais, não será permitida a entrada do cliente no comércio: os estabelecimentos deverão atender em um balcão na entrada. O horário de funcionamento será das 10h às 16h e todos os protocolos de segurança deverão ser seguidos.

Transparência
Os dados estatísticos referentes aos critérios técnicos que norteiam o Plano São Paulo estão à disposição no boletim completo do coronavírus no estado. Todo o material com mapas interativos, gráficos e tabelas com dados consolidados pode ser consultado ou baixado no site, que recebe atualizações diárias.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorResidencial SP 2 oferece serviço de ambulância 24h para os moradores
Próximo artigoObesidade infantil: desafio da saúde pública do século XXI