Cotia avança em oportunidades na educação entre 2015 e 2021, aponta IOEB

O levantamento, que é feito a cada dois anos, mostra que Cotia saltou da nota 4,8, em 2015, para 5,4, em 2021

Na última semana, a Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Metas Sociais e com a Conhecimento Social – Estratégia e Gestão, divulgou o resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB 2021).

O IOEB classifica o nível de oportunidades oferecidas no município e classifica a cidade, de forma crescente de: Crítico, Atenção, Em Desenvolvimento até Otimizado. Cotia alcançou o nível Otimizado no quadrante, classificação que é atribuída aos municípios que conseguiram otimizar ações, mostrando avanços, mesmo partindo de patamares já relativamente altos.

O índice é construído com base em um conjunto de fatores e seus respectivos pesos para avaliar a qualidade do ecossistema de educação, considerando indicadores de resultado educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Ideb), taxa de matrícula no Ensino Médio, a escolaridade dos professores, a escolaridade média dos pais, entre outros.

Todos os dados utilizados pela CEDAC são de fontes oficiais e que têm periodicidade de divulgação habitual a cada de até dois anos, entre outros. O estudo na íntegra pode ser consultado em https://ioeb.org.br/.

Índice de Oportunidades da Educação Brasileira IOEB

Cotia (Série histórica)

2015   2017   2019   2021

4,8      4,6      4,9       5,4

Fonte: Comunidade Educativa CEDAC| https://ioeb.org.br/ IOEB2021

Artigo anteriorInstituto Adhara adaptou atividades e segue com atendimento remoto durante a pandemia
Próximo artigoReceitas para um “Novembro mais Azul”