O Centro de Iniciação Esportiva (CIE), anunciado em 2017 pelo prefeito de Cotia, Rogério Franco, não será mais construído. A informação foi obtida pela Circuito nesta quinta-feira (26). De acordo com a prefeitura, o Governo Federal cancelou o convênio da obra. Orçado em R$ 3,9 milhões, o centro esportivo seria construído no Jardim Caiapiá, em Cotia.
Segundo a prefeitura, o terreno, de 7 mil m², precisaria de uma estrutura “muito além” do que o convênio propunha de repasse para desenvolver a obra e a adequação “implicaria em alto custo para o município”. “Foram feitos alguns estudos e os resultados mostraram que o melhor seria cancelar o convênio”, justificou.
A notícia deixou o morador José Ricardo dos Santos indignado. Segundo ele, a prefeitura já tinha realizado a limpeza, terraplanagem e a plantação de grama. No local, também já tinha refeitório, escritório e almoxarifado, além da construção de um muro de arrimo que cercou tudo em volta do terreno.
O centro esportivo abrigaria um ginásio poliesportivo com arquibancada, academia, banheiros, escritório, pista para atletismo e salto em distância, além de espaço para prática de arremesso de peso. Mas agora está se tornando um depósito de lixo, segundo José Ricardo.
“Eu entendo que primeiro se faz um estudo, antes de se fazer qualquer coisa. E o dinheiro investido não será devolvido aos caixas da prefeitura. Sem contar os danos feitos à natureza, pois o piso que eles fizeram de cimento continua lá e está se tornando um lixão”, reclama.
A prefeitura, em nota, lamentou o cancelamento do convênio, mas ressaltou que está investindo “em diversos outros projetos voltados para o esporte”.
Por José Rossi Neto
Cotia não terá mais Centro de Iniciação Esportiva
Segundo a prefeitura, o terreno, de 7 mil m², precisaria de uma estrutura “muito além” do que o convênio propunha de repasse para desenvolver a obra e a adequação “implicaria em alto custo para o município”. Anunciado em 2017, Centro esportivo, que seria construído no Jd. Caiapiá, virou “depósito de lixo”, segundo morador