Curta o verão

Alguns esportes são a cara da estação. Confira algumas opções, inspire-se e movimente-se!

Verão é tempo para aproveitar os dias quentes e ainda ficar com o corpo em forma, praticando atividades físicas ao ar livre. Algumas modalidades são a cara da estação, e muitas, quando praticadas na areia, demandam mais esforço físico e ajudam a queimar ainda mais calorias. Confira as opções e movimente-se!

Pedale sobre a água

O Bike Boat é uma atividade divertida e criativa em que se pedala em cima de um equipamento inflável. O bike boat é uma bicicleta aquática leve, fácil de manobrar e de alto desempenho.

 

Nas praias e lagoas

Stand Up Paddle (SUP) é uma forma antiga de surfe, na qual a pessoa fica em pé em cima da prancha e utiliza um remo para se locomover sobre a água. Ele pode ser praticado por pessoas de várias idades e feito individualmente, entre amigos e até mesmo com o cachorro de estimação. Além de relaxante, o SUP exige concentração, equilíbrio e requer muita força nos braços, pernas e abdome, ajudando a queimar muitas calorias (de 600 a 700 calorias em uma hora de prática).

No asfalto

Uma versão do Stand Up Paddle, só que no asfalto. O Skate Paddle mescla remo, skate, surfe e stand up paddle. Para praticar a modalidade esportiva é preciso ter um hangboard e um remo com base de borracha. Além de divertir, em uma hora é possível queimar cerca de 600 calorias.

Na corda bamba

Criado em meados dos anos 1980, na Califórnia, pelos escaladores do Vale de Yosemite, que usavam suas fitas de escalada para treinar o equilíbrio, o Slackline está cada vez mais popularizado no Brasil. Ajuda a fortalecer a musculatura e desenvolver a concentração, equilíbrio e coordenação motora, além de diminuir o estresse. Ah, e ajuda a queimar 600 calorias em uma hora de prática.

Similar ao Slackline, no qual o praticante precisa se equilibrar e atravessar uma fita de nylon presa a dois pontos, o Waterline é feito sobre a água. Isso, muitas vezes, permite manobras mais arriscadas, pois a água ajuda a amortecer a queda.

Parece, mas não é

Parece surfe, mas não é não. A modalidade conhecida como “Sonrisal” ou surfe de areia, é praticada com uma prancha menor e mais leve, que facilita o deslizar na parte mais rasa do mar. O Skimboard é perfeito para quem quer surfar, mas tem medo de se afogar.

Frescobol

Hit nas praias brasileiras, o frescobol foi criado em 1945, em Copacabana. Mas não se restringe somente à praia: você pode praticá-lo no parque também. É preciso apenas de duas raquetes e uma bolinha. Neste esporte, a cooperação é mais importante que a competitividade: o objetivo é não deixar a bolinha cair no chão. Além de divertido, ajuda a queimar calorias (600, a cada hora de partida) e tonificar os músculos.

Frisbee

O frisbee marca presença no verão, nas praias ou no campo. Para praticá-lo, é preciso apenas de um disco achatado e leve, com uma boa aerodinâmica. Ele deve ser arremessado e pego no ar pelo parceiro de jogo. Também é possível jogar sozinho ou até mesmo com o cachorro de estimação.

Artigo anteriorProjeto ensina futebol na periferia de Cotia
Próximo artigoConseg da Granja Viana se reúne no dia 01 de fevereiro