Deixou saudades: Ex-prefeito de Carapicuíba, Fuad Chucre morre aos 83 anos

Fuad Chucre faleceu nesta terça-feira (31/01), aos 83 anos. Ele foi prefeito de Carapicuíba por três mandatos (1993-1996; 2001-2004; 2005 e 2008). Na cidade, destacou-se por ter dado fim ao lixão e a criação dos Parques do Paturis, Planalto e Aldeia, além de obras como a construção do Calçadão Central, a avenida Governador Mário Covas e o Pronto-Socorro da Vila Dirce. Meio ambiente também esteve entre suas prioridades.

Em 2004, ele foi reeleito com mais de 149 mil votos, representando um total de 82,6% de votos válidos, a maior votação do PSDB em todo o território nacional, até então, em termos de reeleição. Na época, entrevistamos Fuad que comemorou o feito: “acredito que tudo isso também é fruto de um trabalho de longo prazo. Nós asfaltamos quase 1400 ruas nos dois períodos do mandato, o equivalente a 95% da cidade. Quando entrei na prefeitura pela primeira vez o que se via era o melhor contrário”, lembrou à nossa equipe, citando a criação do Plano de Pavimentação Participativa, uma parceria que foi feita com o povo – “reunimos pessoas que colaboravam com uma parte de material e nós entrávamos com a mão-de-obra e as máquinas. Foi fantástico”.

A popularidade de Fuad garantiu ainda a eleição de seu filho, o arquiteto e urbanista Fernando Fuad Chucre, como Deputado Federal com mais de 86.000 votos somente em Carapicuíba, em 2006.

Em novembro de 2011, o deputado estadual Celso Giglio apresentou projeto de lei denominando o Parque da Lagoa como sendo “Parque Gabriel Chucre”, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin. Trata-se de uma homenagem ao pai de Fuad, tendo em vista que o projeto do Parque fora elaborado por Fuad ainda quando prefeito.

Informações preliminares apontam que o político lutava contra complicações na saúde após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Artigo anteriorSaúde de Cotia realiza busca ativa para vacinação contra o sarampo
Próximo artigoCotia desmatou 10,76 hectares de Mata Atlântica em 2022