Segundo levantamento exclusivo da Auto Avaliar, plataforma de comercialização de seminovos e usados no País, o interesse dos consumidores brasileiros em trocar de carro chegou a dobrar entre abril e maio.
De acordo com os dados apurados na plataforma, os consumidores submeteram para avaliação das concessionárias mais de 97 mil carros ofertados na troca por outro modelo neste mês de maio, um crescimento de 102% em relação a abril, com 48 mil avaliações realizadas.
O interesse dos consumidores na troca do carro em maio manteve o mesmo patamar registrado em março, quando o varejo automotivo ainda estava de portas abertas, com 118 mil avaliações efetuadas no período.
Para JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, há dois fatores que podem explicar esse interesse dos consumidores: preços mais acessíveis dos automóveis no varejo e a possibilidade de levantar recursos numa eventual “troca com troco”. “Com a queda na atividade econômica, os preços dos automóveis foram puxados para baixo, o que tem se tornado um atrativo a mais para os consumidores neste momento”, explica. “Em alguns casos, os consumidores também buscam fazer dinheiro com o automóvel que possui em casa numa transação com um veículo mais barato”, acrescenta.
Uma das facilidades de negociação durante o isolamento social é o sistema remoto utilizado em centenas de concessionárias brasileiras para avaliação dos veículos ofertados na troca por outro modelo.
A Auto Avaliar desenvolveu e implantou em mais de 100 grupos de concessionárias, que representam cerca de 2 mil lojas no País, uma plataforma permite ao consumidor enviar pela internet as informações e fotos do carro ofertado na troca. Na sequência, os distribuidores avaliam os dados e retornam com uma possibilidade de negociação.
Caso haja necessidade de financiamento na negociação, o sistema da Auto Avaliar inclui ainda um formulário para que o consumidor envie os dados necessários, com toda proteção e sigilo devidos, para que a concessionária faça a análise e ofereça o crédito ao cliente.
Na avaliação de Caporal, o varejo de automóveis tem sido afetado amplamente pela queda da atividade econômica causada pelo isolamento social no combate ao novo coronavírus. “Por outro lado, as negociações pela internet podem ser uma boa alternativa para concessionárias e lojistas neste momento”, conclui.