Em Cotia, Ipem-SP verifica medidores de gás natural no fabricante

A verificação tem a finalidade de garantir que o medidor de fluxo de gás esteja preciso, para que o pagamento do consumo seja o correto

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou na segunda-feira, 22 de julho, a verificação inicial de 81 medidores de gás natural no fabricante U-Tillid Brasil, em Cotia. Os instrumentos foram aprovados.

A equipe do Ipem-SP realiza o serviço conforme determina a portaria 150/2020, que estabelece os requisitos que devem ser observados no controle metrológico legal de instrumentos de medição de vazão de gás natural na fase gasosa para fins de medição fiscal, transferência de custódia, distribuição e comercialização.

A verificação é executada com vazão à pressão atmosférica. Entretanto, também pode ser executada com um tipo de gás diferente daquele designado para o medidor, nas condições do gás tão próximo quanto possível das condições de operação (pressão, temperatura, tipo de gás) sob as quais o medidor será posto em serviço.

O medidor de vazão de turbina é um tipo de medidor de vazão de gás que mede a vazão volumétrica do fluido. Ele fornece medições de alta precisão com um pequeno dispositivo de instalação.

A estrutura de trabalho consiste em uma turbina com pás móveis. À medida que o gás passa, as pás começam a se mover, o que cria um movimento magnético. Um sensor detecta esse movimento e mede a taxa de fluxo de acordo.

Um medidor de fluxo de gás é amplamente utilizado em diferentes indústrias comerciais e pode medir ar, biogás, argônio, N2, O2, entre outros.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional localizada na região sul da capital.

Artigo anteriorNo dia do vira-lata, vote no Caramelo para se tornar símbolo do país
Próximo artigoAlimentação saudável no inverno: razões e dicas para uma dieta equilibrada