Felix Bistrot: uma casa na Granja Viana para encontrar amigos e degustar o melhor da cozinha francesa

Nesta terça-feira, 09 de setembro, o Felix Bistrot — um dos restaurantes mais tradicionais e encantadores da Granja Viana — celebra 27 anos de história, sabor e encontros inesquecíveis. Fundado em 1998 por um grupo de amigos de infância e adolescência, o restaurante francês ocupa uma charmosa casa típica da Granja e é, como define seu atual administrador, o publicitário Paulo Penteado, “um local que transcende a gastronomia”.

Com seu jardim impecavelmente cuidado, ambientes acolhedores e pratos que combinam tradição e sofisticação, o Felix mantém vivo o conceito que inspirou sua criação: oferecer aos visitantes a sensação de estar sendo recebidos na casa de um grande amigo na Granja Viana para saborear delícias da gastronomia francesa.

“A vida é a arte do encontro”

Paulo Penteado administra o restaurante do amigo Orlando

Amigo há 63 anos, do atual proprietário Orlando Francisco de Paula Casanova Gonzales, Paulo conta que com o tempo os outros sócios foram seguindo outros caminhos e que Orlando acabou permanecendo como único proprietário. Ele mesmo chegou a ser sócio, saiu em função dos compromissos como publicitário e voltou há cinco anos como gerente para ajudar Orlando.

Paulo diz que a frase “A vida é a arte do encontro”, de Vinicius de Moraes, descreve bem a essência do Felix Bistrot. “Aqui, as pessoas relaxam, se encontram, celebram…”, reflete. Às sextas, sábados e domingos ainda tem música ao vivo – um piano ou violão, sem canto para que as pessoas possam conversar. Nos outros dias sempre tem uma música de fundo no mesmo estilo.

“O restaurante é a casa que não dá trabalho para receber os amigos”, brinca Paulo.

Segundo ele, desde o início, a proposta foi essa: criar um restaurante de cozinha francesa em uma casa aconchegante e acolhedora como são as casas da Granja Viana, oferecendo uma experiência gastronômica que refletisse o estilo de vida local, elegante, porém despretensioso.

Hoje, quase três décadas depois, o espaço segue encantando moradores e visitantes com seu clima intimista e uma cozinha que honra as raízes da gastronomia francesa, e também se permite evoluir com toques pessoais dos chefs que por ela passam.

Alta gastronomia

Boa parte dos pratos clássicos da casa foi criada pelo chef francês Alain Uzan, que marcou época à frente do cardápio. Atualmente, quem comanda a cozinha é o chef Fabrizio Pellegrino, com experiência internacional e um olhar contemporâneo. “Ele tem adaptado e modernizado o cardápio, trazendo novas sugestões sem perder a essência do que o Felix é”, afirma Paulo.

Entre os destaques, estão as ostras gratinadas, que segundo ele, “são procuradas até por franceses que vêm comer aqui” — e são, sem dúvida, um clássico da casa. Outras estrelas do cardápio incluem o salmão grelhado com crosta de castanhas, o risoto de camarão ao molho bisque, o delicado Petit Camembert, e sobremesas como o crème brûlée com lavanda, as profiteroles com sorvete de baunilha e calda de chocolate e a torta de maçã com calda de caramelo e sorvete de canela.

Além do cardápio à la carte, o restaurante oferece um menu especialidades completo (entrada, prato principal e sobremesa) que como Paulo diz é “um resumo da ópera”, com uma degustação de diversos sucessos da casa por R$ 189,00 e o almoço executivo de quarta a sexta-feira por R$ 89,00.

Ambientes encantadores — dentro e fora da casa

A arquitetura do Felix Bistrot é um capítulo à parte. Instalado em uma casa típica da Granja Viana, o espaço combina charme rústico com elegância. Do salão provençal com tijolinhos aparentes e janelas amplas, até as mesas externas à beira da piscina, tudo é acolhedor e charmoso.

“É o mais bonito e mais acolhedor restaurante da Granja Viana, com certeza”, afirma Paulo. “Tem mata preservada, árvores como Pau Brasil que nós plantamos, e animais como esquilos, tucanos e macaquinhos passeando pelos jardins. É um verdadeiro cartão de visitas da Granja.” E como o restaurante é “pet friendly” tem até o “Gato Felix”, adotado pela casa, que costuma ser visto aqui ou ali.

Além disso, o Felix Bistrot possui espaços moduláveis para eventos sociais e corporativos, com capacidade para até 250 convidados — e a atmosfera única do local transforma qualquer celebração em uma experiência memorável. E um detalhe marcante: o salão de eventos tem grandes Castanheiras que foram preservadas em seu interior atravessando o telhado. Um charme a mais.

 

Pequenos leitores são bem-vindos

Uma iniciativa encantadora de Paulo Penteado no Felix Bistrot é o projeto de presentear crianças de até 5 anos com livros infantis. A ideia nasceu da paixão pessoal de Paulo pela leitura: “Eu nasci dentro de uma biblioteca. Presentear crianças com livros é um grande prazer e minha maneira de lutar contra o excesso de telas. A leitura estimula a imaginação e ajuda no desenvolvimento do pensamento desde cedo”, diz. “Eu sei como a leitura foi importante para a minha vida pessoal e profissional.”

Os livros são oferecidos em parceria com a Editora Pé da Letra e entregues de presente às crianças que vão ao restaurante acompanhadas dos pais. Um gesto simples, porém cheio de significado e simpatia.

Serviço:

Felix Bistrot
Rua José Félix de Oliveira, 555 – Granja Viana, Cotia – SP
Estacionamento amplo e gratuito.

Horários de funcionamento:

Segunda: fechado
Terça a sexta: 12h às 15h | 19h às 22h
Sábado: 12h às 16h | 19h às 22h
Domingo: 12h às 17h (apenas almoço)

Reservas e informações:
Tel. (11) 4702-3555
WhatsApp: (11) 96080-3582
Felix Eventos & Casamentos: (11) 93767-1212
Instagram: @felixbistrot
Site: https://felixbistrot.com.br/

Por Mônica Krausz

Artigo anteriorMUSICOTERAPIA
Próximo artigoVestibulinho das Etecs abre inscrições para o primeiro semestre de 2026