A formação foi oferecida por meio de um convênio firmado pelas Secretarias de Segurança dos dois municípios. Os guardas receberam treinamento em armamento e tiro, defesa pessoal, escolta VIP, abordagem pessoal, direção defensiva, técnicas de tiro defensivo, Direito – aspectos legais do uso da arma de fogo, Direito – legislação aplicada, avaliação teórica, avaliação prática, com diversos instrutores da GC de Cotia, além do comandante Júlio Cesar.
De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a Guarda Civil de Cotia foi escolhida por ser referência nacional. “Escolhemos a Guarda Civil de Cotia para treinar os nossos guardas porque tivemos ótimas referências”, disse o prefeito Miguel Vaz durante a formatura da 1ª turma, no início de junho.
À época, o prefeito Rogério Franco, agradeceu a confiança na corporação de segurança de Cotia e destacou a importância dos trabalhos de seus integrantes. “A nossa guarda é referência em segurança para a região e para o Brasil. Agradeço a confiança do prefeito de Lucas do Rio Verde no trabalho da nossa valorosa corporação de segurança. Espero que, com tudo que aprenderam em Cotia, possam aplicar na proteção da população de Lucas”, disse Rogério Franco.
Na formatura da 2ª turma estiveram presentes a vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, o Secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues, o Secretário de Segurança de Lucas do Rio Verde, Coronel Marcos Cunha, Diego Soares (Sec. adjunto de Segurança Pública de Cotia), Luciano Stephano (subcomandante da GC de Cotia), o presidente da Câmara de Cotia, vereador Celso Itiki, entre outros vereadores.