Inscrições abertas para a 4ª Semana do Hip Hop de Carapicuíba

A seleção dos participantes será feita por meio de um formulário online, disponível nas redes sociais dos coletivos organizadores, até 13 de outubro

Estão abertas as inscrições para a 4ª Semana do Hip Hop de Carapicuíba, que ocorrerá de 10 a 16 de novembro (domingo a sábado). Para participar, os artistas devem preencher o formulário online disponível nas redes sociais dos coletivos organizadores: Hip Hop Carapicuíba (@hiphopcarapicuiba), Escola LumiArt (@escolalumiart), BreakSP (@breakspoficial), Relicário Rec (@relicario.rec) e RecLivre (@reclivrerecords) até 13 de outubro (domingo).

O evento contará com um cronograma itinerante, passando por diversos pontos culturais da cidade, como a Escola LumiArt, no bairro Cidade Ariston, e a Escadaria da Associação Ressavanar, na Cohab 2. A programação incluirá atrações representativas dos elementos do movimento: MC, DJ, Breaking e Graffiti, com apresentações, workshops, palestras e outras atividades, todas selecionadas pelos membros dos coletivos.

Quem deseja contribuir com estrutura, doações ou apoio financeiro pode enviar suas propostas para o e-mail: [email protected]. Para se manter atualizado sobre as novidades do evento, basta acompanhar os canais dos organizadores.

Histórico

Em cumprimento à Lei Municipal n.º 2.794/2008, a 1ª Semana do Hip Hop de Carapicuíba foi realizada em 2019, reunindo mais de 100 artistas da cidade e região, que lotaram o Calçadão com suas performances. Em 2021, devido à pandemia, a 2ª edição ocorreu de forma remota, na sede do coletivo Hip Hop Carapicuíba, para evitar aglomerações e seguir os cuidados de prevenção ao coronavírus.

A 3ª Semana do Hip Hop de Carapicuíba, realizada em 2022, diferenciou-se por um cronograma itinerante, passando por vários pontos culturais, como a Casa de Cultura Jacaranjah, na Cohab 2, e a Rua Tibagi (Batalha da Tibagi), na Vila Bela. “Quem nos acompanha sabe o quão difícil foi chegar à 3ª edição de forma independente, sem apoio. Mas o que nos motiva é que, somando, já demos visibilidade a mais de 300 artistas da região — uma felicidade que não conseguimos expressar e que mostra a força do Hip Hop”, comenta o organizador e BBoy Jefferson Twister.

Na 4ª edição, o evento visa não apenas reafirmar a cultura Hip Hop como um mecanismo de transformação social, mas também promover a inclusão e a expressão artística na comunidade. Com uma proposta de interação e aprendizado, a iniciativa se destaca como um espaço para valorizar talentos locais e construir uma rede de apoio entre os artistas.

Conheça as iniciativas do coletivo Hip Hop Carapicuíba

Desde 2019, o coletivo Hip Hop Carapicuíba, formado por artistas e apoiadores, desenvolve projetos para valorizar a cultura na região. Além da Semana do Hip Hop, é responsável por iniciativas como o Hip Hop nas Escolas, que propõe desmarginalizar a arte para as novas gerações por meio de oficinas em escolas e centros de apoio, e o Quintal Hip Hop, uma festa mensal idealizada para dar visibilidade à arte e aos artistas da cidade.

O coletivo também atua em parceria com a Escola LumiArt, BreakSP, Relicário Rec e Rec Livre. Juntos, buscam promover a cultura local por meio de diversas ações que estimulam a expressão artística e o envolvimento da comunidade.

“O que queremos com nossos projetos é mostrar para a população o poder transformador das artes, especialmente das que nascem na periferia. Além de abrir espaço para talentos locais, buscamos educar e conscientizar a comunidade sobre a importância da cultura urbana e seu papel na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, completa o Bboy. Acesse as redes sociais e saiba mais!

Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1xGjZ-ArnVGVfFsQvCW99VZAGGCP8q3tPYKQqt5_rUaw

Artigo anteriorMarca da região, Pretiosus Chocolate é bronze no Chocolate Awards 2024
Próximo artigoCarapicuíba celebra os 444 anos da Aldeia Jesuítica no sábado