Estreia na próxima terça-feira, dia 25, o projeto Comunidades Criativas – apoiado pelo Instituto CCR no trecho da CCR ViaOeste – que utiliza o grafite como forma de expressão e faz uma reflexão sobre diversidade e inclusão em 22 instituições de assistência social de 21 cidades brasileiras. O projeto começa na cidade de Barueri (SP), que recebe a primeira oficina de orientação para as pessoas atendidas pelo Instituto Social Parque dos Camargos (IEPPC), entidade escolhida para representar a cidade no projeto nacional. O IEPPC atua no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional desde 1998.

Como uma primeira etapa, o Projeto realiza uma oficina de orientação, onde todos os envolvidos no projeto mergulham nos temas para produzir desenhos sobre diversidade e inclusão e, após a votação popular, o desenho vencedor é escolhido para o Dia do Grafite. A ilustração mais votada será, então, grafitada pelos próprios participantes.

A escolha do grafite para discutir a diversidade e a inclusão não é por acaso.  A arte urbana já se mostrou uma experiência didática que estimula a reflexão e o pertencimento. No Comunidades Criativas este envolvimento acontece a partir das oficinas de orientação, passando pela etapa de produção das ilustrações temáticas, pela votação popular e pelo Dia do Grafite, ponto alto do projeto. A etapa final será a distribuição gratuita do livro Comunidades Criativas, que reunirá os 22 muros grafitados e os desenhos feitos pelos participantes, mostrando um panorama interpretativo das 21 cidades sobre o tema.

Para o coordenador de projetos da Horizonte e responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e patrocínio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cronograma – Etapas do Projeto

Datas

Ações

Etapa 1

25/10

Oficina presencial

Etapa 2

01/11

Prazo para envio das ilustrações

Etapa 3

03/11

Divulgação de finalistas

Etapa 4

03/11 a 08/11

Votação popular

Etapa 5

14/11 a 18/11

Dia do Grafite

Sobre o projeto Comunidades Criativas

Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

Artigo anterior​Câmara Municipal promove Audiência Pública sobre o orçamento de 2023
Próximo artigoParnaibano é campeão brasileiro de kart