Instituto Sidarta faz webinar sobre “Mentalidades Matemáticas” em escola pública

Apresentado por Jack Dieckmann (Stanford), encontro sobre Curso de Férias no Brasil é o primeiro da série 'Multiplicando Saberes' e acontece hoje, dia 9 de julho.

Muitos professores fazem as mesmas perguntas quando conhecem o Programa Mentalidades Matemáticas e sua proposta de ensinar matemática de uma forma aberta, criativa e visual: é possível aplicar na minha escola? E na rede pública? Os alunos conseguem mesmo transformar a relação com a disciplina e melhorar o desempenho? O Instituto Sidarta promove nesta quinta-feira (9), às 17h, o webinar “Curso de Férias Mentalidades Matemáticas: experiência em escola pública”, no Facebook do Mentalidades Matemáticas.

O encontro faz parte da série de webinários “Multiplicando saberes”, em parceria com o Itaú Social. E é uma adaptação do Seminário Mentalidades Matemáticas, evento anual, previsto para ocorrer presencialmente em outubro, mas transferido para o ambiente virtual devido às restrições de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19. Serão seis encontros mensais, abertos no Facebook, com duração de 1h30 até dezembro de 2020.

Apresentado por Jack Dieckmann, diretor de pesquisa da plataforma YouCubed, da Universidade Stanford (EUA), com a colaboração de profissionais do Instituto Sidarta, o curso é destinado a professores do Ensino Fundamental ao Médio. “Essa série não é sobre teoria, são discussões sobre a prática de sala de aula. Queremos interagir com os professores e mostrar ajustes factíveis de uma matemática aberta e criativa para alunos de diversas faixas etárias, independente da realidade. Queremos ser uma referência no ensino da disciplina junto com os docentes, apoiando uns aos outros, para que todos se sintam parte desse processo e tragam novos elementos para as práticas de Mentalidades Matemáticas”, resume Carol Piaia, coordenadora do Programa Mentalidades Matemáticas.

Carol participará do primeiro webinar ao lado de Jack e de Telma Scott, coordenadora do Programa Ensino para Equidade do Instituto Sidarta. Eles vão apresentar a experiência do Curso de Férias, promovido pelo Instituto Sidarta, em janeiro de 2020, em uma escola da rede pública de Cotia (SP), com a participação de 80 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

“Vamos contar a vivência de professores e alunos, descrever o conteúdo e as práticas de ensino de Mentalidades Matemáticas. Como envolver os participantes em uma atividade matemática? Esse é um dos temas de discussão. Vamos compartilhar também recursos gratuitos on-line para os professores permanecerem conectados com a abordagem”, conta Jack.

Baseado em estudos em Neurociência, o Programa Mentalidades Matemáticas foi criado por professores da Universidade Stanford (EUA) e é aplicado no Brasil pelo Instituto Sidarta. A abordagem emprega ferramentas visuais, criatividade e colaboração no ensino da disciplina para demonstrar que todos são capazes de aprender matemática em alto nível. Os webinários vão trazer muitos exemplos de sala de aula, e vão convidar os professores a interagir e fazer planos para fomentar uma discussão sobre desafios, dificuldades, sentimentos, dúvidas e aprendizados.

“São dicas que mostram que na matemática há uma multiplicidade de estratégias para chegar a um resultado e é preciso incentivar a criatividade dos alunos”, explica Carol.

Série de Webinários  “Multiplicando Saberes”
“Curso de Férias Mentalidades Matemáticas: experiência em escola pública”
Data: 9 de julho de 2020
Horário: 17h
Onde: Facebook do Programa Mentalidades Matemáticas