A Prefeitura de Itapevi iniciou nesta segunda-feira,10, ações de capacitação sobre formas de prevenção e diagnóstico da meningite para enfermeiros dos prontos socorros da cidade. A primeira capacitação aconteceu no Pronto Socorro Engenheiro Cardoso. Na terça-feira, 11, enfermeiros do PS Amador Bueno receberão as orientações.
Nos dias 19 e 20 de abril serão capacitados enfermeiros do Pronto Socorro Central em dois turnos: manhã e noite. A expectativa é capacitar aproximadamente 10 enfermeiros da rede municipal de saúde.
Para Cassius Oliveira, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Itapevi, trata-se de uma capacitação com o objetivo de atualizar enfermeiros visando a reciclagem profissional. “O enfermeiro capacitado de cada uma dessas três unidades agirá como agente multiplicador. Ele será responsável por informar os demais colegas sobre as novidades e procedimentos”, explicou.
“A medida é importante porque qualifica o atendimento. Teremos profissionais nos Prontos Socorros com treinamento e conhecimento técnico ainda mais apurados”, complementa Oliveira.
A capacitação tem duração de uma hora e é ministrada pelo enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Itapevi, César Augusto Dutra dos Santos. Segundo Cassius, a iniciativa propõe que as equipes de enfermagem entendam a importância da realização dos exames diagnósticos das doenças, bem como o fluxo de notificações e tenham conhecimento sobre os dados epidemiológicos.