O jornalista Daniel dos Santos, morador de Embu das Artes, conquistou o bronze no prêmio de jornalismo Não Aceito Corrupção, criado pelo instituto Não Aceito Corrupção, associação apartidária, sem fins lucrativos e que dissemina conhecimento, ferramentas de fiscalização do Poder Público, transparência e acesso à informação, entre outros, com o objetivo de reverter a cultura de atividades ilegais no Brasil.
A reportagem que conquistou o troféu de terceiro colocado (Conheça O lado cinza dos marketplaces) concorreu com outros trabalhos feitos por veículos de primeira linha como O Estado de S. Paulo e UOL na categoria Jornalismo Investigativo e foi escrita pelo jornalista Daniel dos Santos, editor do site AIoT Brasil.
O texto aborda o fato de produtos falsificados, sem nota fiscal, equipamentos para piratear sinal de TV, aparelhos que podem interferir no radar de aeroportos e até causarem acidentes e mortes, entre outros itens ilegais, serem vendidos livremente em sites de grandes varejistas, como Shopee, Submarino, Amazon, Americanas, AliExpress e Mercado Livre, entre outros.
Criado há menos de dois anos, o site AIoT Brasil fala sobre tecnologia, com destaque para notícias, artigos e análise de produtos ligados à inteligência artificial e internet das coisas.
Para elaborar as reportagens que fazem parte do especial Conheça O lado cinza dos marketplaces, durante 3 meses o jornalista Daniel dos Santos checou ofertas com “preços imbatíveis” em sites de grandes varejistas online, conversou com os principais executivos de dezenas de empresas, associações do setor, especialistas em e-commerce, consumidores e vendedores (além de fazer várias compras e testes) e encontrou produtos piratas, itens vendidos sem nota fiscal e equipamentos que não têm sequer o nome do fabricante ou um número de série.
O anúncio dos vencedores em cada categoria foi feito no dia 27 de julho em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo SBT News.
Conheça todo os vencedores:
Categoria jornalismo investigativo
VENCEDOR
A CORRUPÇÃO E A MÁ GESTÃO NO MEC DURANTE O GOVERNO JAIR BOLSONARO
Autores: André Shalders, Breno Pires, Julia Affonso, Felipe Frazão e Renata Cafardo
Série de reportagens veiculadas em O ESTADO DE SÃO PAULO
2º Colocado
ORÇAMENTO SECRETO
Autor: Breno Pires
Série de reportagens veiculadas em texto em O ESTADO DE SÃO PAULO
3º Colocado
O LADO CINZA DOS MARKETPLACES
Autor: Daniel dos Santos Filho
Série de reportagens veiculadas em texto em AIOT BRASIL
Categoria academia, subcategoria projetos acadêmicos:
VENCEDOR
TRANSPARÊNCIA FISCAL EXPLICA A PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO, MAS DEMOCRACIA IMPORTA!
Autor: Welles Matias de Abreu
Fundação Getúlio Vargas – São Paulo (SP)
Orientador: Ricardo Correa Gomes
2º Colocado
UMA “TRUST MACHINE” CONTRA A CORRUPÇÃO POLÍTICO-ELEITORAL: O USO DE “DISTRIBUTED LEDGE TECHNOLOGIES” (DLTS) PARA GOVERNANÇA DO FINANCIAMENTO DA POLÍTICA.
Autor: Marcelo Eugênio Feitosa Almeida
Universidad de Salamanca – Espanha
3º Colocado
APLICAÇÃO DE ATIVOS CÍVICOS PARA FORTALECIMENTO DA CIDADANIA: O CASO DO ECOSSISTEMA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DO ESTADO DE GOIÁS.
Autores: Tiago Valêncio de Melo, Diego Ramalho Freitas, Marjorie Lynn Nogueira dos Santos, Ana Carolina de Castro Bueno e Gabriella Mello da Silva Pio,
Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO)
Orientadora: Jéssica Traguetto Silva
Categoria academia, subcategoria tecnologia
VENCEDOR
REVELAGOV PARA COVID
Autores: Barbara Krystall Mota e Rafael dos Anjos
Faculdade Cene e Univesp, São Paulo e Sertãozinho (SP)
2º Colocado
PROJETO RACHADINHA
Autor: Rafael Wanderley
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR) – Rio de Janeiro (RJ)
3º Colocado
CARTÃO VERMELHO
Autor: Joelvis Roman da Silva
Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) – Dourados (MS)
Orientador: Antonio Pires de Almeida Junior
Categoria empresas – casos de governança corporativa
VENCEDOR
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO INSTRUMENTO A FAVOR DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE COMPLIANCE
GRUPO ELFA – BRASÍLIA (DF)
2º Colocado
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS PARA O COMBATE À CORRUPÇÃO E A PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE NA PREFEITURA DE SÃO PAULO
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO – SÃO PAULO (SP)
3º Colocado
PROGRAMA INTEGRIDADE BSBIOS: A MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DE COMPLIANCE NO COMBATE À CORRUPÇÃO
BSBIOS – PASSO FUNDO (RS)