O maestro João Carlos Martins defenderá, na próxima terça-feira, 3 de dezembro, a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas do ensino fundamental nas aulas de artes, que hoje é opcional. A discussão sobre o tema acontecerá a partir das 14h, na Comissão de Educação do Senado Federal.
Durante sua exposição, o maestro explicará como a música perdeu espaço desde o ano de 2008, quando a matéria voltou a integrar o currículo escolar. João Carlos Martins também apresentará os benefícios decorrentes de seu aprendizado através de um projeto desenvolvido nos últimos cinco anos pela equipe de professores da Fundação Bachiana, da qual faz parte.
Segundo ele, seu objetivo é realizar o sonho de Villa-Lobos de unificar o Brasil em forma de coração através da música: “Levar a música para as escolas é mais do que ensinar instrumentos, é abrir as portas para um universo de criatividade, disciplina e união”, diz.
RELEMBRANDO
Maestro João Carlos Martins foi nossa capa em fevereiro de 2021 e deu um exemplo de superação e cidadania. Nesta entrevista à Circuito, o músico declarou amor eterno à região da Granja Viana, onde promovia concertos e partidas de futebol inclusivas em sua casa, já na década de 1970, quando a desigualdade social ainda não estava em pauta, e diz que só não volta para o local por causa de suas atividades intensas em São Paulo. E ensina como cuidar do espírito pensando o país, e a cuidar do corpo com teimosia.