Sabe aquele cara que você não gosta, mas tem que manter a aparências, ser educado e fingir que está tudo bem? Aquele cidadão que se acha o dono da verdade e sempre quer ter razão em tudo? Ou aquele que te trata com desdém se achando superior e te jogando pra baixo? Nos dias de hoje com tanta polarização, tudo vira discussão.
E tem os “malas” . Aqueles que não querem discutir, mas sim ter razão. Não há argumento que mude a opinião desses seres extraplanetarios e que vivem numa bolha chamada Nárnia. Nasceram prontos. Prontos para encher a nossa paciência e de quem tem bom senso. Uma amizade de anos pode ser desfeita em minutos numa simples discussão política. Até casais já se separaram por defenderem diferentes ideologias.
Papai já dizia: “futebol, religião e política não se discute”. Eu diria que hoje se discute sim, e acrescentaria: Vacina, eleições, censura, musicas, filmes, premiações, PIX, livros, remédios, tratamentos médicos, educação infantil, sionismo, machismo, feminismo e inúmeros outros ismos, tudo se discute. Alem de religião, futebol e política que se discute em alta voltagem. Até a volta do Neymar e o show do fim do ano da Anita foram polêmicos. Antes tudo acabava em pizza, hoje acaba em tapas, não aqueles aperitivos deliciosos, as “tapas espanholas”, mas aqueles tapas que doem.
Nas redes sociais então, o pau come solto. Basta uma opinião, qualquer que seja, para ser o estopim de disputas, cancelamentos ou lacrações. Nos grupos de Wtzp, famílias se dividem e até aquela tia velhinha e boazinha vira uma leoa e o vovô não perdoa o “todes” da netinha querida. Não adianta regulamentar os grupos com regras, proibindo opiniões de qualquer tipo. Sempre um engraçadinho joga uma bomba e todo mundo morde a isca e encrenca esta formada.
Como bloquear alguém que já foi ou ainda é, chefe, parça, amigo, parente, colega, cunhado, cliente ou ex? Difícil. Para que você não perca a fleugma, continue educado e simpático com seus opositores, evite bloqueios, cancelamentos e agressões, elaboramos uma serie de frases educadas, que nem sempre seu opositor ira compreender, mas que demonstra todo seu descontentamento com a implicância alheia.
Um manual de sobrevivência para os dias atuais de sofreguidão nos grupos de wtz, redes sociais ou em encontro familiares. Com classe, categoria e sarcasmo, você fica bem na fita. Sempre com um sorriso diga algumas dessas frases para aquele chato de galocha que esta te incomodando: “Você verbaliza uma quantidade absurda de nada”. “Tenho inveja das pessoas que não te conhecem”. “Nesse duelo de inteligência, vejo que você veio desarmado”. “O talento te persegue, mas você é mais rápido”. “Entre os que nada sabem você se destaca”. “Uma poça d’água tem mais profundidade que o seu raciocínio”. “Voce tem uma alta capacidade reversa de aprendizado”. “Tua inteligência é bem discreta, sua maior qualidade é o silencio”. “Seu desempenho é minimalista”. “Vossa excelência se banhou nas águas do equivoco”. “Aonde a ética chega você se faz ausente”. “Queria te ofender, mas você não entenderia”. “Você é impermeável ao conhecimento.” “Dizem que a ignorância é uma benção, e você é muito abençoado”. ”Toda oportunidade de ficar calado, você desperdiça”. “Adoro o som que você faz quando fecha a boca”. Brincadeiras a parte, bom humor ajuda nas horas tensas e quebra o gelo da intolerância. Boa sorte!
Por Marcos Sá, consultor de mídia impressa, com especialização em jornais, na Universidade de Stanford, Califórnia, EUA. Atualmente é diretor de Novos Negócios do Grupo RAC de Campinas