Morador da Granja Viana encontra inseto barbeiro

Um morador da Fazendinha encontrou algumas espécies de insetos diferentes em sua casa e, após fazer uma pesquisa na internet, percebeu que eram parecidos com barbeiros. Resolveu levar os bichos ao Instituto Butantã onde foi constatada essa desconfiança.
Ali também fizeram uma análise para saber se os animais estavam infectados com o protozoário Trypanosoma Cruzi que é o causador da doença de chagas e um deles não estava, os demais resultados ainda não haviam sido divulgados. O barbeiro é um inseto comum no Brasil, porém, não há motivos para alardes, já que são raras as espécies contaminadas atualmente. São fáceis de reconhecer, eles são pretos ou cinzas-escuros, e possuem manchas no meio do corpo que variam muito de espécie para espécie, podendo ser estas manchas, pretas, amarelas ou alaranjadas. São insetos noturnos, portanto, eles se escondem em lugares escuros, quentes e úmidos.
A picada deste inseto não dói, pois ele tem, na saliva, um componente anestésico que faz com que você não sinta quando isso ocorre. A maioria dos casos de chagas por transmissão direta se dá de maneira noturna, enquanto a vítima está dormindo.
E vale ficar ligado: em caso de picada no rosto, ombro, tronco ou braços com inchaço, febre, mal-estar e dor de cabeça, procure o médico e peça sorologia.
Se você encontrar o inseto, é importante capturar e levar ao Centro de Controle de Zoonoses da sua região para avaliação.

Serviço
Centro de Controle de Zoonoses de Carapicuíba – Tel.: 4164-3866
Departamento de Zoonoses de Cotia – Tel.: 4616-6493

Artigo anteriorIPVA 2019 está disponível para consulta e pagamento
Próximo artigoInvestir no exterior: o que você precisa saber