Na última sexta-feira (17/10), dezenas de organizações da sociedade civil se reuniram para celebrar os três anos do Movimento Juntos Vamos Mais Longe, em um encontro marcado por emoção, reconexão e troca de experiências. Criado em 2022 na Granja Viana, com o objetivo de fortalecer a rede socioambiental da Região Metropolitana Oeste e Sudoeste de São Paulo, o Movimento reúne hoje mais de 70 organizações sem fins lucrativos e atua em 11 cidades como Cotia, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Osasco, Embu das Artes, entre outras, tendo se consolidado como uma iniciativa fundamental para dar visibilidade, apoio técnico e espaço de voz às organizações do terceiro setor da região, que atuam em áreas diversas como assistência social, cultura, meio ambiente, infância e juventude, idosos e defesa dos animais.
“O Movimento é um meio de fortalecimento da Rede de Organizações Sociais sem fins lucrativos. A partir da escuta do que as organizações mais precisam, buscamos parceiros técnicos que compartilham seus conhecimentos por meio de oficinas presenciais e online. Esse é um de nossos pilares de atuação, acreditamos na potência de caminhar juntos”, conclui Marise Uemura, cofundadora do Movimento e diretora do Instituto Âncora.
Encontro de celebração: reflexões, metas e projetos

O evento do dia 17 foi um momento simbólico e potente para celebrar a jornada construída em rede. As instituições presentes compartilharam experiências sobre gestão financeira, captação de recursos, políticas públicas, juventude, inteligência artificial e cooperação com o poder público.
“Foi uma manhã muito inspiradora, em que pudemos nos olhar e olhar nos olhos de quem caminha conosco. A rotina é tão corrida que, muitas vezes, falta tempo para conexões mais profundas com aqueles que compartilham a mesma jornada”, afirmou Marise.
Durante o encontro, os participantes também colaboraram com reflexões sobre os próximos passos do Movimento, em especial a construção da Visão 2030, com propostas sobre onde o grupo quer chegar nos próximos cinco anos.
“Escutamos como as pessoas imaginam o Movimento em 2030, e surgiram ideias lindas. Vamos reunir tudo para definir nossa Visão 2030 e traçar os caminhos para chegar até lá”, completou Luciana Alvarez, também cofundadora do Movimento e diretora do Instituto Repartir.
Três anos de impacto e transformação
Nestes três anos de atuação, o Movimento promoveu ações significativas para a articulação e o fortalecimento das OSCs (organizações da sociedade civil). Entre os destaques apontados por Marise Uemura estão:
- O Encontro intersetorial de 2023, que reuniu cerca de 80 pessoas no auditório da Faculdade Rio Branco, em Cotia, e promoveu o diálogo entre empresas, poder público e terceiro setor. “Foi um momento histórico para a região”, lembra Marise.
- O evento do Dia de Doar, em 2024, que uniu arte, cultura e solidariedade. Organizações como @oca.escola.cultural, @grupoartenalata, @tendadecristo_carapicuiba, Associação Jardim Nova Cotia e @associacao.saojoaquim realizaram apresentações culturais, como maracatu mirim, capoeira, dança e até uma orquestra de violões com idosos. “O recurso arrecadado com os convites foi integralmente revertido para as próprias organizações, de acordo com suas vendas”, destacou Marise.
- Capacitações e oficinas, online e presenciais, sobre temas como formalização, gestão de pessoas, comunicação, captação de recursos, entre outros.
- Mobilização em situações de emergência, como a ação conjunta com Instituto ComViver, CUFA Cotia e MulherAção, durante as chuvas intensas de outubro de 2024, que devastaram bairros de Cotia. “Unimos forças para atuar numa emergência local. Isso mostra o poder da rede quando ela se movimenta com propósito”, relembra Marise.
Adesão crescente
O Movimento Juntos Vamos Mais Longe é aberto a todas as organizações socioambientais sem fins lucrativos da região metropolitana Oeste e Sudoeste de SP. Para mais informações e adesão você pode consultar o site www.juntosvamosmaislonge.ong.br e o Instagram @movimentojuntosvamosmaislonge, onde também são divulgadas oportunidades, oficinas e eventos. Para dúvidas, o e-mail do Movimento é movimentojuntosvamosmaislonge@gmail.com
Por Mônica Krausz











